PAULISTA > Notícias > No mês do Julho das Pretas, Prefeitura de Paulista realizou ações de saúde e cidadania no terreiro Ylê Asé Omo Ogundê

Saúde | 23/07/2021

A Prefeitura da Cidade do Paulista, por meio das secretarias de Saúde e Políticas Sociais e Direitos Humanos, realizou ações de cidadania e saúde no terreiro Ylê Asé Omo Ogundê, no bairro da Aurora, dentro do “Julho das Pretas”, na sexta-feira (23.07). A programação fez alusão ao Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, celebrado no domingo 25 de julho.

Foram disponibilizados atendimentos de mamografia; orientações sobre saúde da mulher; testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite; glicose; aferição de pressão. Entre os serviços de cidadania, estão informações sobre o Cadastro Único e Bolsa Família.

O babalorixá do terreiro Ylê Asé Omo Ogundê, Pai Hypólito D’Ogum, esteve presente acompanhando toda a ação de saúde e cidadania.

A diretora de Igualdade Racial, Nathalia Valeska, destacou a importância do Julho das Pretas. “O Julho das Pretas é o momento que colocamos em evidência o debate sobre políticas públicas de enfrentamento ao racismo e toda forma de violação de direitos. E poder relançar a Ação de Cidadania e Saúde nos Terreiros, em alusão ao Dia da Mulher Negra, nos permite homenagear todas as mulheres negras que lutam para reafirma o terreiro como espaço de promoção à saúde e à cidadania, buscando maior integração com a comunidade, na tentativa de quebrar o preconceito, desconstruir imagens estigmatizadas do povo negro e de sua religiosidade.”

No horário da tarde, o secretário de Saúde de Paulista, Charles Roger, também prestigiou o trabalho.

O terreiro Ylê Asé Omo Ogundê fica localizado na Travessa Joaquim Távora, 797, no bairro da Aurora, em Paulista.

Confira todos os serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde

Mamografia (40 vagas pela manhã e 40 vagas à tarde);

Orientações sobre serviços de saúde da mulher;

Teste rápido de HIV, Sífilis, Hepatite A e B;

Glicose;

Aferição de pressão;

Orientações sobre Alimentação saudável;

Orientações de saúde bucal;

Confecção de cartão do SUS;

Psicólogos, estão entre os principais serviços.

Serviços oferecidos pela Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos

Informação sobre Cadastro Único;

Atualização do bolsa família;

Encaminhamento para emissão de certidão de nascimento, casamento e óbito;

Carteira do idoso;

Vem livre acesso;