PAULISTA > Notícias > Paulista terá um Centro Integrado à Pessoa com Deficiência

Políticas Sociais | 18/06/2021

Paulista terá um Centro Integrado à Pessoa com Deficiência

Pela primeira vez, Paulista terá um Centro Integrado à Pessoa com Deficiência. É uma proposta inovadora, que pretende ser referência de atendimento para os munícipes.

Na tarde do dia 17 de junho, ocorreu uma reunião para discutir as ações necessárias para a inauguração do Centro Integrado à Pessoa com Deficiência do Paulista. Participaram da reunião: o Prefeito Yves Ribeiro, a Secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos, Kelly Tavares; a Secretária de Educação; Jaqueline Moreira, a Secretária de Saúde; Terezinha Mousinho; a Superintendente do Centro Integrado, Eleonora Souza e a Superintendente de Direitos Humanos, Mirella de Lucena.

O Centro Integrado à Pessoa com Deficiência será um serviço público municipal que contará com um quadro fixo de profissionais das mais diversas áreas de atuação, possibilitando o desempenho de atividades especializadas e técnicas. Terá atendimento de profissionais das áreas de: medicina, odontologia, psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, serviço social, psicopedagogia, educação física, dentre outras.

O Centro terá como missão ofertar atendimento às crianças, jovens e adultos com deficiência, que necessitam de intervenções terapêuticas para estimular as atividades de vida diária, linguagem, interação social, locomoção, dentre outras habilidades.

Para a Secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos, Kelly Tavares, o Centro Integrado garantirá a Proteção Social aos seus participantes, por meio da oferta de serviços, benefícios, programas e projetos que se constituem como apoio aos indivíduos e famílias, buscando promover a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade.

Assim, o Centro Integrado ofertará às pessoas com deficiência, como também aos seus familiares, atendimentos integrais de saúde, educação, assistência social e direitos humanos. A implantação deste Centro representa o compromisso com a política pública inclusiva e com os direitos humanos da pessoa com deficiência, respondendo às demandas de vários anos da população do município.