PAULISTA > Notícias > Paulista inicia a construção do Plano Local de Atuação Integral para a segunda fase do Programa Em Frente Brasil

Gabinete do Prefeito | 29/01/2020

Começou nesta quarta-feira, 29.01, o seminário de construção do Plano Local de enfrentamento à violência do projeto “Em Frente Brasil”. O comitê interministerial, que toca em cinco municípios brasileiros, o programa do Ministério da Justiça e Segurança, é composto pelas secretariais municipais do Paulista, secretarias do Governo do Estado, mais os ministérios do governo federal envolvidos no programa.

A construção do Plano de Atuação Integral marca o início da segunda fase do projeto de enfrentamento à criminalidade violenta. A primeira fase, chamada de “choque operacional”, teve início no dia 30 de agosto com ações integradas entre as agentes de segurança federal, estadual e municipal, consolidando resultados importantes na redução da criminalidade.

Paulista é o terceiro município a receber o comitê interministerial para a construção do Plano, dentre as cinco cidades que fazem parte do projeto piloto (Ananideua/PA, Cariacica/ES, Goiânia/GO, Paulista/PE e São José dos Pinhais/PR). Serão três dias de oficinas, no Museu Cais do Sertão, no Armazém 10, Av. Alfredo Lisboa, Centro do Recife, para construção de propostas de ações sociais, econômicas e de segurança com foco nos territórios a partir das informações levantadas durante a realização de um diagnóstico local.

O secretário de Planejamento do Paulista, que atua como presidente do Comitê Interministerial na cidade, adiantou que desta Quarta-feira até a próxima Sexta, o trabalho da comissão será coordenado pela Escola de Gestão de Brasília, os representantes das secretarias serão divididos em grupos temáticos e a partir daí, será construído o plano de combate a violência através de programas de combate a violência.

“Paulista já conta com alguns programas e ações sociais voltados para a prevenção, como por exemplo o Maria da Penha Vai à Escola. Então, vamos levantar estes programas para receber um reforço e também criar outros para trabalhar neste momento a questão do combate a violência através da prevenção”, informou Joaquim Melo.

Para Manoel Alencar, titular da pasta de Segurança Cidadã do município, a prevenção se faz com uma construção de cidadania. “É isto que será feito nesta nova fase do programa Em Frente Brasil. No primeiro momento, tivemos o levantamento das fragilidades sócio econômicas do munícipio, aí vem essa fase dois com os programas de cada secretaria e cada ministério, para, de forma inédita no país, um programa integrado entre os três poderes, com o mesmo intuito, que é o trabalho de prevenção para o combate à violência”. Avaliou.

Ao participar da abertura deste seminário, Junior Matuto, prefeito do Paulista afirmou que o povo não quer saber de onde vem o remédio, mas quer ser curado. “Não tenho o menor problema de onde vem a ajuda. Quando os políticos se unem para realizar uma ação desta, quem ganha é o povo. O povo quer respostas e o político com poder de resolução mais perto da população é o prefeito. Sabemos que independente da presença da força policial, o povo queria mais e mais. Então, o povo já entende que este é um programa integrado com vários parceiros, município, estado e governo federal. Então cada um tem um ingrediente neste bolo que na hora do parabéns, a primeira fatia vai para a população, que só clama por uma cidade melhor para se viver”, finalizou Junior Matuto.