Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Mutirão recupera praça localizada na área atingida pela mancha de óleo no Janga no Paulista

Meio Ambiente | 08/11/2019

Mutirão recupera praça localizada na área atingida pela mancha de óleo no Janga no Paulista

Compartilhe esta notícia:

Após 18 dias da chegada da mancha de óleo nas praias do Paulista, na Região Metropolitana, a pracinha localizada próxima aos Correios, na beira-mar do Janga, está passando por uma revitalização paisagística. 


As equipes da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA) do município com o apoio das ONGS parcerias promoveram um mutirão neste sábado (09.11), onde realizaram o plantio de mudas de plantas e a revitalização da área para que ela seja devolvida aos moradores e frequentadores da orla. 


Cerca de 50 mudas de diversas espécies foram escolhidas para serem colocadas a partir das características do local. As plantas vieram das sementeiras locais, do Espaço Ciência e de voluntários.


“ Com a chegada do óleo essa área da pracinha ficou toda contaminada. Então nós fizemos a limpeza da área, recuperação do solo e o plantio para que a população volte a usufruir do espaço”, disse Herbert Andrade, gestor Ambiental da SEMA. 


Herbert Andrade disse ainda que mesmo sem novas evidências da mancha do óleo cru no município, o Comitê de Crise continua com o monitoramento nas praias. “Fazemos três tipos de vistoria no mar. Primeiro, caminhamos pelas praias observando os pontos que possam estar oleados; depois, monitoramos o mar através de caiaques; e por último, usamos o monitoramento aéreo com o uso de drones”.


“ Nós percebemos que havia muito resíduo de óleo na praça. A vegetação estava deteriorada. Então fizemos a limpeza e durante esse período nós estudamos o que poderia ser feito no local para melhorar. Então tivemos a ideia de juntar todo mundo e fazer um trabalho de jardinagem. Recebemos orientações de como fazer e estamos aqui contribuindo de uma certa forma”, disse Helton da Cunha, um dos voluntários que parte do Movimento Menos Lixo Mais Atitude”. 


O Comitê de Crise do município é formado Secretarias de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente, Serviços Públicos e Defesa Civil. Além dos coletivos ambientais, como: “Salve Maracaípe”, “Salve Litoral Norte”, “Meu Mundo Mais Verde” e “Menos lixo e Mais Atitude”.

 

 

 

 

 

 



Imagens:

Compartilhe: