Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Desregularização da menstruação é normal?

Executiva de Imprensa | 30/10/2019

Desregularização da menstruação é normal?

Compartilhe esta notícia:

Quando os ciclos menstruais de uma mulher não seguem um ritmo semelhante todos os meses, geralmente causa muita preocupação, e segundo alguns especialistas, não é para menos. A menstruação é um principal indicador se a mulher está saudável ou não, e quando isso não acontece, é necessário procurar uma ajuda médica.

O que faz a menstruação ocorrer de forma regular é o fato da própria mulher ovular regularmente. Por isso, especialistas afirmam que se a menstruação ficar muito inconstante é um sinal de que está faltando ovulações, e isso pode acontecer por diversas situações, seja por, distúrbios e alterações hormonais, ginecológicas, de tireoides, por uso de medicamentos ou infecções, tudo isso pode comprometer o ciclo menstrual.

Segundo especialistas, existem situações que são normais de acontecerem, como por exemplo, a menstruação nos primeiros dois anos depois da primeira menstruação, que geralmente acontece entre 9 e 14 anos. Nesses primeiros anos após a primeira menstruação, é esperado que a menstruação da menina não seja tão regular assim, por que existe um período chamado de amadurecimento do eixo hormonal, e o mesmo também acontece em outro momento, que é o final da vida reprodutiva da mulher. Próximo da menopausa, a menstruação tende a ficar inconstante. Em todas estas fases é sempre indicado uma avaliação médica, onde o profissional chegará a uma conclusão específica, indicando o melhor tratamento.

Existem exames e investigações que são feitos para que o médico consiga identificar se a mulher tem algum tipo de distúrbio hormonal ou a presença de algum mioma no útero. E muitas vezes o médico especialista não identifica nenhuma alteração, pois muitas vezes, o estresse excessivo e a prática de atividades físicas podem também impactar na menstruação. Sabendo disso, se você, mulher, possuir um ciclo menstrual irregular, procure ajuda médica o quanto antes e coloque a sua saúde em primeiro lugar.


Imagens:

Compartilhe: