PAULISTA > Notícias > Agente de Combate às Endemias do Paulista recebem oficina sobre o controle biológico de mosquitos

Saúde | 23/07/2019

A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na manhã desta terça-feira (23.07), uma oficina de atualização sobre o controle biológico de mosquitos para os Agentes de Combate às Endemias (ACEs). No auditório da Saúde, os profissionais puderam conhecer mais sobre o produto larvicida biológico, usado diariamente pelos ACE’s que serve para evitar a proliferação dos mosquitos e eliminar as arboviroses.

A Coordenadora Técnica da Divisão de Saúde Ambiental da Empresa Somotocon,  Gabriele Saqui, ministrou a palestra e disse que iniciativas como esssas são fundamentais. “Fazemos um trabalho técnico com esses agentes, pois como o larvicida faz parte do trabalho deles e é um produto biológico que serve para combater a proliferação dos mosquitos, como por exemplo o Aedes aegyti, é importante que o agente saiba a qualidade do produto e como utilizá-lo corretamente. Além disso, fizemos um bate papo, onde teve a troca de conhecimento deles conosco”, ressaltou.

O superintendente de Vigilância em saúde do município, Fabio Diogo, disse que o encontro foi proposto para aprimorar o conhecimento e esclarecer dúvidas dos agentes. “A Secretaria de Saúde do Paulista, sempre tem cuidado em fazer treinamentos de atualizações dos serviços que os ACEs desempenham", frisou.

A presidente da Associação Municipal de Agentes de Combate às Endemias (Ace), Lucy de Souza, participou do evento e achou uma excelente iniciativa.  “Eu aplico o larvicida todos os dias nos reservatórios de água quando visito as casas na comunidade e essa capacitação nos dá mais segurança para trabalhar”, comentou.