PAULISTA > Notícias > Conheça as vantagens e desvantagens dos profissionais liberais

Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca | 27/05/2019

Conheça as vantagens e desvantagens dos profissionais liberais

Nos últimos anos o número de novos negócios no Brasil tem aumentado de forma expressiva, e está cada vez mais comum ouvir falar sobre pessoas que abandonaram o emprego formal para se tornarem profissionais liberais ou autônomos. No Brasil, o dia do profissional liberal é comemorado anualmente nesta segunda-feira, dia 27 de maio. Entenda quem são estes profissionais e as vantagens e os desafios que estes trabalhadores enfrentam no dia-a-dia.

Os profissionais liberais são aqueles que possuem formação técnica ou universitária e podem exercer sua função por conta própria, trabalhar para o governo ou alguma empresa como lhe convém. De acordo com a legislação trabalhista brasileira estes profissionais precisam de um registro profissional emitido pelo município onde residem para prestar algum serviço.

O crescimento do número destes trabalhadores é verificado em quase todas as áreas, principalmente nas que oferecem produtos e serviços diferenciados ou personalizados. Muitos migram para o trabalho liberal, mesmo tendo qualificação profissional, devido à falta de oportunidade em um emprego formal e acabam obtendo sucesso, outros simplesmente optam pela não formalidade.

Estes profissionais têm autonomia, conhecimento e ferramentas suficientes para exercer as suas atividades de maneira independente. Uma grande vantagem do profissional liberal é a flexibilidade. Estes profissionais estipulam seus horários de trabalho e prazos de entrega para os clientes e não ficam presos as vagas de trabalho formal.

Mas existem algumas desvantagens como o não pagamento de impostos e encargos que, em uma empresa formal, seriam divididos entre o trabalhador e o patrão. O profissional liberal que paga seus próprios benefícios como férias, plano de saúde, FGTS e aposentadoria.

FORMALIZAÇÃO - Em Paulista, a gestão municipal conta com a Sala do Empreendedor para formalizar os profissionais liberais e autônomos que querem sair da informalidade e voltar a contribuir com a Previdência Social e ter todos os benefícios sociais previsto em lei. Para se tornar um Micro Empreendedor Individual (MEI) é preciso comparecer a Sala do Empreendedor, localizada na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura do Paulista, localizada na Av. Brasil, nº 222, Maranguape I. No local os profissionais capacitados irão tirar todas as dúvidas dos interessados e orientar o trabalhador como proceder pra ter em mãos o CNPJ. A Sala do Empreendedor do Paulista funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.