PAULISTA > Notícias > Prefeitura do Paulista marca Dia Internacional da Síndrome de Down com atividades de conscientização nas escolas

Educação | 21/03/2019

Para marcar o Dia Internacional da Síndrome de Down, (21.03), a Prefeitura do Paulista promoveu atividades especiais nas 62 unidades de ensino da rede, com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os pais e alunos sobre a importância da inclusão, do respeito e da convivência entre os estudantes.

Na Escola Municipal Maria Luzia, em Paratibe, na sala da turma do 2° ano do Ensino Fundamental, os alunos que já convivem com dois coleguinhas com a síndrome, tiveram uma aula lúdica com exibição de filmes, confecção de cartazes educativos e participaram de brincadeiras.

“Quando comecei a procurar uma escola para minha filha, eu pensei que ia ter dificuldade, mas quando cheguei à Escola Maria Luzia, a minha filha foi bem acolhida. Ela adora a escola e interage muito com os coleguinhas”, disse emocionada a dona de casa Ângela Maria, mãe da pequena Francielly de Souza, de sete anos de idade.

“Esse dia é importante para conscientizar às pessoas sobre o respeito e para deixar o preconceito de lado. Para mim meu filho é normal. Ele apenas tem um atraso na fala. Mas para mim, meu filho é normal igual às outras crianças”, enfatizou Sanilda Maria, mãe de Gabriel Luiz, também portador da Síndrome de Down.

Além dos dois estudantes com Síndrome de Down, a Escola Municipal Maria Luzia tem 15 crianças matriculadas que merecem uma atenção especial. Para dar suporte no aprendizado e desenvolvimento desses alunos, a unidade de ensino conta com núcleo do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Lidiana França, professora do AEE, disse que cada aluno recebe um atendimento de acordo com as suas limitações. “No caso das crianças com Síndrome de Down que possuem um atraso na fala e algumas limitações. Por isso buscamos facilitar a aprendizagem de forma integrada com nossa equipe de professores, auxiliares e psicólogos. Eles estudam pela manhã e à tarde são atendidos na sala do Atendimento Especializado”.

Este ano houve um aumento significativo na matrícula das crianças que precisam de uma atenção especial nas escolas do Paulista. Em 2015, apenas 15 alunos estavam matriculados. Em 2019, a rede municipal de ensino contabiliza cerca de 600 estudantes com algum tipo de deficiência. Dentre estes, 25 alunos possuem Síndrome de Down. Dando suporte no aprendizado desses alunos, ao todo, 300 profissionais especializados atuam como apoio em sala de aula e 32 professores estão voltados ao Atendimento à Educação Especializada (AEE).