PAULISTA > Notícias > Dia Internacional da Síndrome de Down é lembrada com ação de sensibilização nas escolas do Paulista

Educação | 20/03/2019

Para marcar o Dia Internacional da Síndrome de Down, nesta quinta-feira (21.03), a Secretaria de Educação do Paulista através da Coordenadoria do Atendimento Educacional Especializado (AEE) realiza uma ação de sensibilização voltada aos pais e alunos nas unidades de ensino do município.

Este ano houve um aumento significativo na matrícula das crianças que precisam de uma atenção especial nas unidades de ensino do Paulista. Em 2015, apenas 15 alunos estavam matriculados. Em 2019, a rede municipal de ensino contabiliza cerca de 600 estudantes com algum tipo de deficiência.

Em sala de aula, a vivência será realizada pelos professores de forma lúdica com exibição de vídeos e cartazes educativos, jogos, brincadeiras e orientações sobre como respeitar e de que forma a comunidade escolar pode contribuir para a aprendizagem dos estudantes portadores da Síndrome de Down.

Já para os técnicos acontecerá uma formação continuada com a Coordenadora da Educação Especial Bernadete Brandão sobre as características da Síndrome de Down, a inclusão, intervenções pedagógicas para o desenvolvimento escolar. A formação começa a partir das 10h, na sede da Secretaria de Educação, que fica na Av. Floriano Peixoto, s/n, no Centro,

Atualmente, a rede municipal de ensino está com 25 alunos que possuem Síndrome de Down. Dando suporte no aprendizado desses alunos, ao todo, 300 profissionais especializados atuam como apoio em sala de aula e 32 professores estão voltados ao Atendimento à Educação Especializada (AEE).