PAULISTA > Notícias > Projeto EducaLibras certifica mais de 300 alunos reafirmando a inclusão na cidade

Educação | 19/12/2018

Uma manhã repleta de alegria e emoção e foi com esse sentimento que 306 estudantes da rede municipal receberam os certificados do Projeto EducaLibras. O projeto coordenado pela Secretaria Municipal de Educação visa ampliar o acesso à comunicação com deficientes auditivos e garantir uma maior inclusão social dos surdos através de aulas gratuitas.

A cerimônia de entrega aconteceu nesta quarta-feira (19.12), no auditório do bloco C, da Faculdade Joaquim Nabuco, no Centro. O evento certificou os estudantes dos Módulos básico 1 e 2 e intermediário. O curso tem 60 horas aulas, com duração de 15 dias e certificado em todo território nacional. A iniciativa teve inicio no ano de 2017.

Daniela Amaral, 39 anos, recebeu o certificado do I Módulo e destacou que foi fazer o curso por interesse no tema e pela necessidade de atender a esse público. “É muito gratificante receber esse certificado e também a oportunidade de ter feito esse curso, pois vai me ajudar muito com o público para que eu possa atender o usuário de forma adequada”, disse.

Bernadete Brandão, coordenadora da Educação Especial do Paulista, comentou que o curso começou tímido e vem avançando cada vez mais. “Começamos com uma turminha de trinta e cinco alunos e em seguida passamos para cento e cinquenta e agora estourou com quatrocentos e trinta e quatro matriculados. Isso mostra que foi um avanço para a cidade, pois vemos o interesse do público em participar do curso e comprova que estamos avançando na área da inclusão”, afirmou.

O secretário de Educação do Paulista, Carlos Junior, esteve presente no local e parabenizou os alunos e garantiu que a gestão continuará investindo na área da inclusão. “Isto que Paulista está fazendo na área da inclusão vai muito além do que pensamos. Estamos enxergando o futuro, onde formaremos profissionais que poderão dar suporte aos deficientes. Vamos continuar investindo neste curso, tanto que vamos realizar o nosso desejo de abrir turmas do avançado no próximo ano”, comentou.

O prefeito do Paulista, Junior Matuto, também esteve prestigiando a solenidade e com muita emoção agradeceu a todos pelo empenho em fazer o curso avançar no município. “Quando começamos estávamos desconfiados que não fosse dar certo, mas hoje aqui vocês são a prova que o curso vem avançando e chamando a atenção até de outros municípios. Quando conseguimos popularizar uma ação como essa, a gente consegue ouvir e falar com pessoas que estão carentes de atenção, então parabenizo vocês por essa conquista”, finalizou.