PAULISTA > Notícias > Culminância do Propaz reúne mais de 200 estudantes, no Paulista

Educação | 30/11/2018

Culminância do Propaz reúne mais de 200 estudantes, no Paulista

Com o objetivo de promover o respeito, a igualdade e mediar conflitos dentro da comunidade escolar do Paulista, o Programa de Cultura de Paz (Propaz) realizou nesta sexta-feira (30.11), a culminância do trabalho realizado pelos estudantes ao longo de todo o ano. O evento aconteceu no L3 do Paulista North Way Shopping, no Centro.  O Programa é uma iniciativa da Secretaria de Educação do Paulista em parceria com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Mais de 200 estudantes, de 19 escolas da rede municipal de ensino do Paulista, participaram do evento. Na ocasião, os alunos realizaram apresentações artísticas com os temas que trabalharam ao longo do ano letivo. Foram abordados temas como bullying, discriminação religiosa, política e orientação sexual, através de peças, músicas e danças.

Os estudantes selecionados, que atuam como agentes pacificadores nas escolas participam de diversas formações ao longo do ano, e atuam nas escolas em parceria com uma comissão, formada por gestores e funcionários para mediar conflitos e promover a cultura de paz nas escolas.

O Programa de Cultura de Paz nas escolas atua no município desde o ano de 2014, após ser apresentado como Projeto de Lei pelo Vereador Edinho Araújo. “Este Programa atua combatendo não só a violência, mas também as drogas e até a prostituição dentro das escolas. Fico muito feliz em ver que este Projeto de Lei não ficou engavetado, mas está sendo executado com sucesso, reunindo jovens para combater a violência no nosso município”, disse.

O Secretário de Educação do Paulista, Carlos Júnior, participou do evento e falou sobre a importância da iniciativa. “Estou muito feliz com o resultado deste trabalho. Um programa que existe para promover a paz e a cidadania e o respeito, nas escolas. Ele vem dizer não ao bullying, desrespeito e intolerância, de forma lúdica. O objetivo do Propaz é promover um futuro promissor aos estudantes da Rede”, ressaltou.