PAULISTA > Notícias > Alunos do Paulista realizam provas do SAEPE para avaliar conhecimentos

Educação | 28/11/2018

Alunos do Paulista realizam provas do SAEPE para avaliar conhecimentos

Os alunos da Rede Municipal de Ensino do Paulista realizaram nesta quarta-feira (28.11) as provas do Sistema Avaliação da Educação Básica de Pernambuco, o SAEPE. A prova teve questões de múltipla escolha que avaliaram os conhecimentos dos alunos nas áreas de português e matemática. A prova foi aplicada para todos os alunos do 3º ano (2ª série), 6º ano (5ª série) e 9º ano (8ª série) do ensino fundamental.

A gestora da Escola Municipal José Firmino da Veiga, Magali Silva, explicou como as provas funcionam. “As provas contém 40 questões, 20 de cada disciplina e são aplicadas uma vez por ano. Elas servem para calcular o índice de ensino do município”, contou. A gestora ainda afirmou que as provas são inclusivas. “Todos os alunos que têm necessidades especiais são acompanhados pelos apoios. Nós da escola informamos com antecedência ao SAEPE a necessidade do aluno e esse aluno é acompanhado por uma pessoa para auxiliá-lo”, relatou.

Segundo o secretário de Educação do Paulista, Carlos Junior, é baseado no desempenho dos alunos que a prefeitura se  capacita a buscar parcerias públicas-privadas para melhorar o nível da educação na cidade. “Ao fazer a avaliação do desenvolvimento dos alunos podemos ver uma melhora significativa no aprendizado deles. Essa melhora impacta em resultados positivos, pois assim o município consegue parcerias com iniciativas privadas que só trazem benefícios para a educação da Cidade. Além disso, através de avaliações como esta podemos corrigir nossas falhas e ampliar nossos acertos”, falou.

Para incentivar a participação dos alunos nas provas de avaliação, a Secretaria de Educação vai premiar com tablets, cada aluno das turmas que se destacarem com as maiores notas.