PAULISTA > Notícias > Conferência Municipal atrai crianças e adolescentes para discussão de políticas públicas

Políticas Sociais | 21/11/2018

A 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente reuniu nesta quarta-feira (21.11) várias crianças e adolescentes da cidade para discutir as políticas públicas do segmento. Com o tema “Proteção Integral, Diversidade e Entretenimento das Violências” e trazendo uma série de palestras para os presentes, a conferência ainda contou com grupos de debates que tiveram como base as respostas-propostas construídas pelas crianças e adolescentes presentes na 7ª Plenária Jovem.

A jovem Kelly Bianca marcou presença e fez sua voz ecoar pelo evento e espera que as propostas elaboradas sigam adiante. “É muito importante vir aqui, ser ouvida e ouvir. Juntos debatemos várias coisas que afetam nosso dia a dia, e acima de tudo, falamos sobre nossos direitos, como criança e adolescente”, disse.

O juiz da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Paulista, Dr. Ricardo de Sá Leitão destacou os responsáveis por manter as crianças e os adolescentes em segurança. “A responsabilidade pelas crianças é dos pais, da sociedade e do estado. A partir do momento em que não estamos preparados para atende-los , nós estamos submetendo essa criança a pior violência, que é a violência daqueles que deviam protege-la”, completou.

O secretário de Políticas Sociais e Esportes do Paulista, Augusto Costa, frisou que criança tem que ser e viver como criança. “O papel da criança e do adolescente é estudar, buscar conhecimento, se divertir e crescer. Ele não deve trabalhar. Essa fase inicial da vida é um momento em que eles estão se desenvolvendo fisicamente e psicologicamente. As etapas da vida precisam ser respeitadas”, concluiu.

A iniciativa é dividida em cinco eixos que abordam os temas como a garantia de direitos, prevenção enfrentamento a violência e inclusão social. As temáticas vêm sendo trabalhadas através de palestras e debates. As atividades da Conferência seguem até esta quinta-feira (22).