PAULISTA > Notícias > Semana da pessoa com deficiência tem atividade cultural em Paulista

Políticas Sociais | 21/08/2018

Semana da pessoa com deficiência tem atividade cultural em Paulista

Trabalhar a inclusão social diariamente é de extrema importância. Pensando nisso, a Secretaria de Políticas Sociais e Esportes do Paulista está intensificando as ações desta terça-feira (21) até 29 de agosto. Neste primeiro dia de atividade, a gestão municipal, em parceria com o CENTER, realizou uma apresentação cultural no Terminal Integrado Pelópidas Silveira, no Centro da cidade. A iniciativa fez parte da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência.

Ana Maria é dona de casa e mãe do jovem Mateus Felipe, um dos participantes da ação no terminal de ônibus. Ela destacou alegremente as mudanças na vida do seu filho após entrar no CENTER. “Desde que ele começou a frequentar a instituição ele teve mais ânimo, está aprendendo muito mais coisas, tem disposição para ir à escola e antes ele não gostava de ir, agora ele levanta cedinho e corre pra tomar banho para ir ao colégio”, brincou.

Dona Ana ainda revelou seu sentimento ao ver seu filho progredindo. “Eu fico tão feliz de vê-lo participando. Isso é um orgulho para mim. Toda mãe que tem um filho com deficiência deveria se orgulhar da participação dele em atividades como esta”, frisou.

De acordo com a presidente do CENTER, Dione Costa, a ocasião busca dar destaque a causa da ONG. “É uma oportunidade para divulgar o trabalho realizado por nós e para população conhecer a pessoa com deficiência, a capacidade e o potencial que elas têm. É preciso valorizar esse público diariamente, para que tenhamos uma sociedade mais inclusiva e que aceita as diferenças”, falou.

A conselheira do Conselho Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Luciene Martins, falou da importância da apresentação cultural. “Buscamos fortalecer a luta pela igualdade, nós somos todos iguais, precisamos dar destaque a essa causa, para que assim o preconceito seja combatido”.

A diretora de proteção básica da Secretaria de Políticas Sociais e Esportes, Cínthia Cavalcanti, revelou o objetivo do órgão ao realizar a iniciativa. “Com essa ação queremos assegurar os direitos da pessoa com deficiência, mobilizar, sensibilizar e conscientizar as pessoas diante a pessoa com deficiência. Para que o deficiente seja visto e tenha destaque não só essa semana e sim o ano todo”, comentou.