PAULISTA > Notícias > Centro Integrado de Segurança continua contribuindo com a prevenção à criminalidade em Paulista

Segurança e Mobilidade | 17/08/2018

A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã e Defesa Civil, segue focada na prevenção à criminalidade, especialmente, no enfrentamento ao tráfico e consumo de drogas no município. Com o auxilio das 16 câmeras de vídeo monitoramento, que fazem parte do Centro Integrado de Segurança (CIS), a equipe da Guarda Municipal tem atuado em diversos pontos da cidade para aumentar a sensação de segurança da população.

Atenta aos casos que refletem diretamente na segurança pública, os servidores têm atuado 24h por dia, registrando e encaminhando as ocorrências para a Patrulha Cidadã (GCM). Os profissionais também contam com o apoio da Central de Operações da Polícia Militar do 17º BPM, do Delegado de Polícia Civil e dos Comandos da 1º e 2º Cia, que atuam em suas determinadas competências.

Nos últimos dias, esse trabalho integrado resultou na apreensão de suspeitos em praticar tráfico de drogas na Praça Aníbal Fernandes, localizada em Jardim Paulista Baixo, um dos bairros mais populosos do município.

“Queremos que esses ambientes sejam frequentados exclusivamente por famílias, que os pais possam levar seus filhos para brincar sem se preocupar com a criminalidade”, destacou o secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista, Manoel Alencar.

Desde a implantação da Central de Monitoramento, em janeiro de 2016, mais de 1200 casos foram registrados pelas câmeras. Isso significa que, pelo menos, um ato delituoso é flagrado e encaminhado às autoridades competentes por dia no município.

É importante destacar que a população pode ajudar a construir uma cidade mais segura, realizando denúncias pelo aplicativo “Paulista Conectada”, que está disponível desde o ano passado. Por ele, é possível relatar casos que envolvam segurança e iluminação pública, além de limpeza urbana.