PAULISTA > Notícias > Estudantes do Paulista prestigiam temporada 2018 do projeto Muda Mundo

Educação | 14/08/2018

Estudantes do Paulista prestigiam temporada 2018 do projeto Muda Mundo

Com o intuito de formar cidadãos críticos e comprometidos com a comunidade, o projeto Muda Mundo realizou mais uma edição, no município do Paulista, na manhã desta terça-feira (14.08), reunindo 200 alunos de quatro escolas da rede municipal de ensino da cidade. O Teatro Experimental Roberto Costa, no North Way Shopping, no Centro, serviu de palco para registrar toda a emoção dos estudantes que assistiram à apresentação.

A iniciativa, voltada para o resgate de valores importantes, busca contribuir para a transformação social a partir da sala de aula. Por meio das histórias do personagem João, um garoto muito esperto, sempre pronto a auxiliar os outros e incomodado com injustiças, os alunos puderam receber conhecimento onde foram transmitidos valores de respeito ao próximo, de cuidados com o meio ambiente e com as cidades onde vivem.

O estudante Thiago Lucas, 12 anos, do 6° ano, do Colégio Municipal José Firmino da Veiga, comentou quais os ensinamentos que levará para a escola, família e para o bairro, através do personagem João. “Aprendi que não devemos jogar lixo nos lugares proibidos. E quando ver um amigo jogando as embalagens no chão, vou chamar a atenção dele. Aprendi também que  não devemos colocar apelido no coleguinha e respeita-lo”, disse.

Além das oficinas de sensibilização para os professores e apresentações teatrais, o projeto promoveu uma “roda de conversas”, reunindo todos os envolvidos da iniciativa, para ampliar ainda mais o acesso à cultura e contribuir para a formação da plateia, incentivando a participação dos presentes. A apresentação teatral, bem como a roda de conversa tiveram tradução em libras.

Emanuel Souto, executivo da Secretaria de Educação do Paulista participou  das apresentações e ressaltou a importância da ação para os estudantes da rede de ensino. “Além das apresentações culturais realizados aqui. Temos a intenção de levar os ensinamentos para a escola e que aconteça também nas unidades de ensino o desenvolvimento de projetos na linha dos valores, do desenvolvimento integral dos alunos”, finalizou.

As apresentações seguem até a próxima sexta-feira (17.08), nos horários da manhã e tarde contemplando estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal. O projeto Muda Mundo é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação do Paulista, e conta com o patrocínio da InBetta.