PAULISTA > Notícias > Educação do Paulista promove palestra sobre Leitura Multimodal

Educação | 18/05/2018

Educação do Paulista promove palestra sobre Leitura Multimodal

A Prefeitura do Paulista segue investindo na formação continuada dos educadores da rede de ensino. Nesta sexta-feira (18.05), professores de Linguagem dos Anos Finais, professores dos Anos Iniciais, equipe gestora e técnicos da Secretaria de Educação participaram de mais um momento enriquecedor, no auditório do SENAC, em Jardim Paulista. O grupo assistiu a uma palestra sobre Leitura Multimodal, que foi conduzida pela doutora em Linguística e professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Helga de Souza.

O tema ministrado mostrou aos participantes que um texto pode ter variadas linguagens juntas, e que se faz necessário cada vez mais trabalhar esse conceito com os alunos nas escolas. “O educador deve entender e ensinar aos estudantes que a leitura vai muito mais além do texto e que a imagem não é componente acessório, mas parte essencial dele”, comentou Helga de Souza em um dos slides da palestra.

Durante o evento, ela também mostrou campanhas publicitárias que brincavam com o poder da linguagem, sobretudo, quando envolviam texto e imagem, possibilitando uma série de interpretações. A acadêmica reforçou que as fotos e outras representações gráficas podem ser forte componentes ideológicos. “Isso pode ser percebido rapidamente nas mídias sociais. Na verdade, tudo tem um sentido, seja a cor, o layout, a tipografia”, argumentou a doutora em Linguística.

A ideia é de que o educador da rede municipal ajude a desenvolver a capacidade leitora dos alunos. Um dos responsáveis pelo evento, o secretário-executivo de Educação, Emanuel Souto, disse que palestras desse nível aprimoram o conhecimento dos educadores e ajudam a elevar a qualidade do ensino aprendizagem na rede municipal. “Essa é mais uma atividade de formação continuada com os profissionais da nossa rede. Um trabalho que vem dando certo e que tem beneficiado muita gente. O tema de hoje, por exemplo, foi muito relevante e ainda faz parte da Base Nacional Comum Curricular – BNCC”, destacou.