PAULISTA > Notícias > Paulista participa de caminhada em alusão ao Dia de luta Antimanicomial

Saúde | 18/05/2018

Paulista participa de caminhada em alusão ao Dia de luta Antimanicomial

Paulista, através da secretaria municipal de Saúde, participou na tarde desta sexta-feira, 18.05, da caminhada em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial, que aconteceu na Praça do Derby, e seguiu até o Parque Amorim, área central do Recife.

A caminhada, organizada pela Secretaria de Saúde do Estado, vai envolver diversas unidades de saúde da Região Metropolitana do Recife, além de centros que tratam o transtorno mental, uso de álcool e outras drogas. Esta  mobilização, junto aos movimentos sociais voltados a questão da saúde mental, acontece com o intuito de combater o preconceito e promover uma ampla discussão sobre o tratamento dos transtornos mentais.

Segundo Ana Carolina Barros, Gerente do Centro de Atenção Psicosocial, Tereza Noronha, ao longo da semana foram realizadas, nos CAP’s municipais, diversas ações e atividades de mobilização como debates e palestras para trabalhar junto às famílias dos pacientes sobre a importância da apoio aos usuários dos serviços de saúde mental.

“O dia da luta antimanicomial foi pensado com o intuito de mobilizar e sensibilizar a sociedade, chamando a atenção pra um olhar mais humanizado no cuidado com as pessoas que tenham algum tipo de transtorno mental ou dependência de álcool e outras drogas, pensando no cuidado e na maneira adequada de acolher da forma mais humanizada possível. O que antes era marginalizado, hoje é trabalhado como sujeito que precisa ter preservado seus direitos”, frisou a gerente.