PAULISTA > Notícias > AtuaAção pela Igualdade contempla mulheres do bairro de Jardim Maranguape

Direitos e Saúde da Mulher | 27/04/2018

AtuaAção pela Igualdade contempla mulheres do bairro de Jardim Maranguape

Com o intuito de chegar mais perto das mulheres, disponibilizar serviços de saúde e fortalecer a classe, a Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres do Paulista, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, levou o Programa AtuaAção pela Igualdade para o bairro de Jardim Maranguape. O evento, que contou com exames de mamografia, aferição de pressão arterial, testes de glicose e serviços de bem estar, aconteceu durante a manhã desta sexta-feira (27.04), na Unidade de Saúde da Família Jurandir Freire II.

Maria Auxiliadora, 60 anos, comentou as melhorias que a iniciativa traz para vida das mulheres. “Esse programa é muito bom, por causa dos atendimentos à saúde e as palestras para as mulheres. Ele nos mostra que podemos nos impor, lutar pelos nossos direitos, nos cuidar e trabalhar nossa autoestima”, falou.

A técnica de enfermagem, Maria Aparecida Ferreira, foi uma das mulheres atendidas pelo programa e não escondeu sua satisfação com a atividade. “Gostei muito da palestra daqui e ainda conheci a história de Maria da Penha, pude descobrir essa história de coragem dela. Além disso, fiz limpeza de pele e eu também nunca havia feito mamografia e fiz hoje, para mim foi tudo ótimo, maravilhoso. A Prefeitura está de parabéns por realizar essas ações”, relatou.

A assistente social da Secretaria Executiva da Mulher, Adriana Mesquita, explicou a ação. “A gente trabalha com as mulheres no sentido de conscientização, fazemos palestras com temáticas voltadas ao combate à violência contra mulher e finalizamos com esse evento que é um momento de trazer um pouco de bem estar para o público feminino e promover a saúde”, contou.

Segundo a secretária Executiva da Mulher, Bianca Pinho Alves, a atividade auxilia as mulheres a se cuidarem e a entenderem os seus direitos. “Sabemos que as maiorias das mulheres, ainda hoje, cuidam de todos e se esquecem de cuidar de si. Então a Secretaria da Mulher se uniu com a Secretaria de Saúde para promover, a cada mês, em uma comunidade diferente, o programa AtuaAção pela Igualdade. Juntos levamos palestras, serviços de saúde e bem estar, para que as mulheres se empoderem e acreditem que elas têm seus direitos e que devem ser respeitados”, disse.

O AtuaAção pela Igualdade é um programa que tem como foco o da atenção integral à saúde da mulher, por meio dele são feitas oficinas e palestras dentro das comunidades, com as mulheres da localidade, onde são trabalhados os temas relacionados à gênero, os direitos das mulheres, o enfrentamento à violência, a Lei Maria da Penha e também são oferecidos serviços de saúde e bem estar.