PAULISTA > Notícias > Paulista prepara implantação de assinatura digital para agilizar administração pública e diminuir uso de papel

Gabinete do Prefeito | 03/04/2018

Sabe aquelas salas cheias de arquivos lotados de pastas com documentos que os órgãos da administração pública precisam guardar por anos para prestação de contas? Pois é, este problema está com os dias contados no município do Paulista. Isso porque um método tecnológico com ferramentas de gestão para resultados está sendo implantado pela prefeitura, com a criação de documentos digitais e certificação legal.

O sistema tem como propósito economizar material de expediente, acabar com o uso de documentos impressos em papel, e principalmente, agilizar a burocracia garantindo mais rapidez no trâmite dos processos da administração municipal. A ferramenta também arquiva os documentos digitais de forma segura e organizada.

Para implantar o novo sistema na gestão municipal, a Secretaria de Administração do Paulista está contratando, através de concorrência, a empresa alagoana Exato, que terá cerca de dois meses para treinar todos os gestores e cadastrar os usuários, que são ordenadores de despesas, para que, através da assinatura digital, possam atestar contratos e convênios, ou autorizar pagamentos, além de assinar outros documentos que tramitam pela administração pública do município.

O sistema que já é utilizado por diversos órgãos federais, será implantado em Paulista de forma pioneira no estado. Para o secretário de Administração Alessandro Correia, está medida será um grande marco administrativo da gestão Junior Matuto. “Através deste sistema será possível, com a máxima segurança e com validade legal, tornar a administração mais ágil e eficiente. Se um documento precisar de diversas assinaturas, não será necessário este documento percorrer várias secretarias. No mesmo dia, todos poderão colocar sua assinatura digital e o processo será concluído com mais rapidez”, informou Alessandro.

Para o prefeito Junior Matuto está ferramenta será uma quebra de paradigma na administração do município. “Estou muito animado com esta ferramenta de gestão. Acho que vamos dar um salto muito importante na forma de tocar a burocracia. Fora o ganho que vamos ter na economia de material de expediente e isso também se reflete no meio ambiente. Mas, o que é mais importante, é que essa metodologia vai se converter em melhorias no atendimento aos munícipes. È mais um marco que estamos construindo na cidade”, enfatizou Junior Matuto.