PAULISTA > Notícias > Atuação integrada entre Prefeitura, Bombeiros e Policia Militar visa garantir mais segurança nos bares de Paulista

Segurança e Mobilidade | 28/03/2018

Em reunião com os Bombeiros Militares de Pernambuco e o 17º Batalhão da Policia Militar, secretários municipais acordaram atuar em conjunto dentro da Operação Bar Seguro, um programa do Governo do Estado, cuja missão é diminuir o índice de violência nas áreas de funcionamento de bares e eventos, combatendo o funcionamento irregular e evitar possíveis incêndios ou acidentes com multidões. A iniciativa também visa prevenir crimes no entorno destes espaços de comercio e uso de álcool e outras drogas.

Durante o encontro, os resultados da Operação Bar Seguro 2017/18 foram apresentados aos presentes. Em seguida a apresentação, vários encaminhamentos foram definidos para que aconteçam ações integradas entre a prefeitura e a Policia Militar e os Bombeiros, como informou o Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Robertinho Couto.

“Estamos montando uma agenda em conjunto para intensificar as fiscalizações nas áreas de funcionamento de bares e eventos da cidade. Aqui no município já atuamos de forma integrada, no Programa Pente Fino, onde percorremos os bairros com diversas serviços, como remoção de entulhos, de carcaça de automóveis, podação, pintura do meio fio, iluminação, além de fiscalização de alvará de funcionamento e da vigilância sanitária. Com a Operação Bar Seguro, vamos dar um reforço importante para garantir mais segurança e organização para a população”, afirmou Robertinho.

Atuar de forma integrada, segundo o Secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil, já é uma determinação do prefeito Junior Matuto. “Já atuamos de forma integrada dentro do governo. Para que cada ação seja sentida pela população como uma politica de governo, e não ações isoladas. Este reforço que recebemos hoje do Operação Bar Seguro é muito importante para que possamos aumentar a sensação de segurança na população”, afirmou Alencar.

Para o Tenente Coronel Aprígio, do Corpo de Bombeiros, a intenção da operação não é interditar bares ou encerrar festas, mas principalmente o de evitar incêndios ou atos de violência, em especial contra a mulher. “Quando atuamos nesta operação procuramos diminuir todos os riscos possíveis de acidentes ou de violência, principalmente contra as mulheres, pois são nestes ambientes de euforia que elas estão mais expostas de serem agredidas. Por isso, procuramos cumprir nossa principal missão que é proteger vidas”, assegurou o tenente coronel.

O autor do requerimento que provocou a reunião, o vereador Antônio Filgueira, o Camelo do Seguro, adiantou que a população e os demais vereadores precisam tomar ciência da importância desta operação. “Nós vamos apresentar um requerimento, solicitando uma audiência pública, onde vamos levar para conhecimentos de todos a atuação e o resultado desta operação e mostrar como vai ser bom para o município que o Bar Seguro, em parceria com a gestão, atue aqui na nossa cidade”, adiantou Camelo, que vai propor que a audiência pública aconteça no mais tardar em maio.

Participaram também desta reunião que aconteceu na manhã desta quarta-feira, 28.03, na Secretaria de Segurança Cidadã e Defesa civil, o comandante do 17º BPM, Coronel Ramalho, o superintendente de Vigilância à Saúde, Fábio Diogo, o diretor de Planejemento de Trânsito, Renato Cândido e Carlos Novaes.