PAULISTA > Notícias > Saúde descentraliza encaminhamentos para exames de raios X

Saúde | 27/02/2018

Saúde descentraliza encaminhamentos para exames de raios X

O usuário da rede municipal de saúde do Paulista que antes só conseguia encaminhamento para exames de radiologia por meio das policlínicas da cidade, tem a partir de agora outras opções para conseguir uma cota. É que o serviço de distribuição foi estendido para os centros de saúde do município, facilitando a vida de quem antes precisava se deslocar para uma policlínica de referência, passando agora a ter o serviço mais próximo de sua casa, tudo regulado de acordo com a demanda médica.

Dentre as pessoas que notaram a melhoria com a descentralização do serviço está o funcionário público Eli Vieira, de 58 anos. Ele elogiou a iniciativa. “Ficou muito melhor, porque a gente às vezes tinha de se deslocar para um local muito distante. É uma coisa que é muito oportuna e muito bom pra todos nós”, ressaltou o usuário, que recebeu, nesta terça-feira (27.02), durante consulta médica em um dos centros de Saúde do município, o encaminhamento para fazer o exame de raios X.

A gerente do Centro de Saúde do Nobre, a enfermeira Larissa França, explicou que a unidade conta com dois clínicos, e que normalmente os pacientes que eram atendidos por lá, acabavam sendo encaminhados para uma policlínica, e lá recebiam outro encaminhamento para fazer o exame.

“Aqui, os pacientes já saíam com o encaminhamento de raios X, e eles eram orientados a procurar as policlínicas para poder marcar os raios X, das policlínicas eles saíam encaminhados para o laboratório onde eles iriam realizar o procedimento. Agora a gente também recebe as cotas aqui na unidade, e os pacientes já saem com informação do laboratório, data e horário para o procedimento”, explicou a gestora da unidade.

Na Policlínica Correia Mandu, em Maranguape II, a procura era diária antes da mudança. Assim como nas outras unidades onde as cotas eram distribuídas para os usuários, o quantitativo de usuários é suprido por meio da Superintendência de Regulação Assistencial da Secretaria de Saúde do Paulista. “Com o aumento de locais onde o usuário pode pegar a cota de raios X, vai facilitar demais, principalmente pelo processo de mobilidade. Tudo que vier pra somar vai facilitar a vida deles”, destacou o gerente da unidade, Ricardo de Clate.

A ampliação da distribuição das cotas para exames de radiologia estavam previstos para serem implementadas a partir de março deste ano, no entanto, os usuários já começaram a ser beneficiados indo aos centros de saúde já no final do mês de fevereiro. Ao todo, cerca de mil cotas são distribuídas entre os centros de saúde e policlínicas de referência.

Segundo a secretaria de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, a proposta do município, a partir da iniciativa do prefeito Junior Matuto, isso desde o início de 2017, foi a de otimizar os exames e as consultas. A gestora explicou ainda que em 2018 o órgão vem buscando regular de forma mais incisiva com a descentralização dessa distribuição entre outras unidades, regulando não somente as cotas de exames, como também as consultas, com o fim maior de melhorar o atendimento.

“A ideia é que a gente consiga dar acesso sempre ao usuário e que ele se desloque o mínimo possível para ter acesso aos serviços. Essa é a proposta, e a iniciativa da secretaria de Saúde. Nessas novas unidades, Todas as cotas vão ser reguladas, o médico vai indicar e o usuário já vai com a garantia de marcação, e a partir disso, a ideia é que a gente otimize realmente o tempo do usuário e melhore a qualidade do serviço.

Saiba onde procurar o serviço

Policlínica Hélio Inácio, na Rua 63, s/n, em Jardim Paulista Baixo;

Policlínica José Correia Mandu, na Avenida B, s/n, em Maranguape II;

Policlínica Josino Guerra, na Praça Emílio Russel, em Maranguape I;

Policlínica William Nascimento, Rua Cavaleiro, s/n, no bairro do Janga;

Policlinica Adolfo Speck, na Rua Mimoso, s/n, em Arthur Lundgren I;

Policlínica da Mulher; na Avenida Marechal Floriano Peixoto, s/n, na Vila Torres Galvão.

Centro de Saúde do Nobre, na Rua Amazonas, s/n, no Nobre;

Centro de Saúde João Abimael, na Rua André Vidal de Negreiros, s/n, Vila Torres Galvão;

Centro de Saúde Sebastião Monteiro do Amaral, no Clube Municipal de Paratibe;

Centro de Saúde Francisco Medeiros Dantas; na Avenida João Paulo II, s/n, na Mirueira;

Centro de Saúde Manoel Dantas (Dentro da Policlínica Adolfo Speck).

Fotos: Jorge Macrino/Prefeitura do Paulista