PAULISTA > Notícias > Paulista divulga nomes dos homenageados do Carnaval 2018

Cultura | 22/01/2018

Paulista divulga nomes dos homenageados do Carnaval 2018

Os homenageados do Carnaval do Paulista 2018 foram anunciados nesta segunda-feira (22.01).  A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura escolheu dois nomes da cena cultural local: o maestro Leonildo Fausto de Araújo e o cantor, compositor, produtor cultural e diretor artístico Carlinhos Kaetés. A definição por parte da gestão municipal se deu pela grande trajetória e identidade que os artistas possuem a cidade.

Esse ano, o Carnaval do Paulista vai seguir o mesmo modelo do ano passado, mantendo a tradição de apoiar os blocos e agremiações dos bairros. A gestão municipal está apoiando cerca de 150 grupos carnavalescos, que farão a animação por toda a cidade. A ideia é descentralizar a folia e valorizar a cultura popular da região.

A abertura oficial do Carnaval acontece na sexta-feira (02.02) com o tradicional Bloco do Comércio, que arrasta multidões pelas ruas do centro da cidade. A concentração é a partir das 18h, na Praça João João XXIII. Já na segunda-feira (12.12), o bloco Cavalo Branco anima os foliões do bairro de Maranguape II. E na Quarta- feira de Cinzas (14.02), o Bacalhau na Vara de Paratibe, que contabiliza 49 carnavais, vai desfilar com oito trios elétricos pelas ruas de Paratibe e Arthur Lundgren I.

Conheça mais sobre os homenageados:

Maestro Leonildo Fausto de Araújo tem 55 anos. É do Recife, passou um tempo morando em Olinda, mas há 22 anos escolheu Paulista como cidade para viver e desenvolver seus projetos musicais. Na década de 70, iniciou a carreira musical na Escola Cônego Jonas Taurino, em Peixinhos. Em 1999, assumiu a direção musical e regência da Banda Sinfônica Aristides Borges, em Paulista, cargo que ocupa até os dias de hoje. Em 2007, fundou a orquestra que leva seu nome. Desde então, os três filhos e esposa dividem o amor pela música.

Leonildo é cidadão paulistense. Recebeu o título em 2016 pelo reconhecimento das suas ações e das contribuições no âmbito artístico, cultural e social do município. É membro fundador da Academia de Letras e Artes do Paulista (ALAP), no qual ocupa da cadeira de música. Teve passagem pelas Orquestras do Maestro Duda e da Sinfônica de Olinda. Este ano, o maestro Leonildo Araújo também é um dos homenageados de um dos blocos mais conhecidos do Paulista, o Bacalhau na Vara de Paratibe.

Carlinhos Kaetés, 55 anos, nasceu no Recife, mas escolheu Paulista para morar. Há 26 anos, o artista reside no bairro de Maranguape II. Figura conhecida na cidade, ele sempre esteve presente nos palcos dos principais eventos culturais do município, como Carnaval e São João. De 2013 a 2017, atuou como diretor de Cultura do Paulista, a convite do prefeito Junior Matuto, onde desenvolveu diversos projetos. Fora de Paulista, Carlinhos Kaetés contabiliza 26 anos de Galo da Madrugada e Frevioca. Já se apresentou em turnê internacional com a Spok Frevo Orquestra.  Como compositor, tem mais 90 músicas gravadas por Ed Carlos, João Bosco, Palhaço Chocolate, Lilian Reis e Ângela Luz.