Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Moradores do Paulista ganham mais uma Academia da Saúde

Saúde | 18/01/2018

Moradores do Paulista ganham mais uma Academia da Saúde

Compartilhe esta notícia:

Os moradores do bairro de Maranguape II ganharam nesta quinta-feira (18.01) uma Academia da Saúde novinha em folha. O espaço, voltado à prática de exercícios físicos e promoção da qualidade de vida, foi inaugurado pelo prefeito Junior Matuto e pela comunidade durante um café-da-manhã. Essa é a segunda academia entregue à população. A primeira funciona no bairro de Jardim Maranguape.


O espaço inaugurado fica em frente à Unidade de Saúde da Família (USF) Maranguape II B, na Avenida F, próximo à Igreja Assembleia de Deus. A princípio, a academia vai funcionar no período da manhã, com aulas gratuitas para o público em geral. A estrutura poderá ser usada também pela equipe do posto, que terá a oportunidade de ampliar as atividades de prevenção e promoção de saúde.


Com bastante disposição, a aposentada Izaura Maria Peixoto, 85 anos, que reside no bairro há mais de três décadas, adorou a nova academia da saúde. “Eu já faço exercícios físicos há algum tempo no programa Saúde em Movimento. Só que antes eu tinha que andar um pouco pra ir à associação de moradores. Agora ficou mais perto de casa. Acho que vou ficar frequentando aqui. Foi bem melhor pra gente”, adiantou. 


Após descerrar a placa inaugural, o prefeito Junior Matuto revelou que a entrega do equipamento à comunidade teve um sentimento especial. “Quem mora aqui nas proximidades sabe que nesse terreno, várias lutas foram travadas, mas Deus foi tão bom que nos deu a oportunidade de construir aqui um posto e hoje entregar uma Academia da Sáude. Estou muito feliz. E tenho certeza que muita gente ainda pensava que iríamos tirar o pé do acelerador com a reeleição. Pelo contrário. Eu não brinco de faz de conta, nem de ser prefeito”, cravou o gestor municipal.


A Academia da Saúde inaugurada atende aos parâmetros determinados pelo Governo Federal, e conta com um Espaço de Vivência, que consiste em área coberta, voltada para grande parte da programação; Multiuso, que será a área descoberta e livre, que permite o desenvolvimento de atividades com grupos maiores; e de Equipamentos, composto por barra horizontal, barra paralela, bancos, prancha abdominal, barra marinheiro, espaldar e a barra horizontal de apoio.


A secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, destacou que a gestão municipal está investindo no bem-estar da população com a entrega da academia. “Fazer saúde pública não é simplesmente pensar na ampliação da oferta de medicamentos ou consultas, mas apostar na prevenção de doenças e promoção da qualidade de vida da população, sobretudo, com a criação de espaços como este. E é bom que se diga que ajudando às pessoas a envelhecerem com saúde a gente consegue investir mais recursos em áreas estratégicas”, defendeu.


Para construir a academia, a Secretaria Municipal de Saúde aplicou um montante de R$ 180 mil. Os recursos empregados na obra foram oriundos dos cofres municipais e da União. A expectativa é de que ainda nos próximos 24 meses outras quatro unidades como esta sejam erguidas na cidade.



Imagens:

Compartilhe: