PAULISTA > Notícias > Prefeito assegura pagamento integral de incentivo aos ACS e ACE do Paulista

Gabinete do Prefeito | 16/01/2018

Prefeito assegura pagamento integral de incentivo aos ACS e ACE do Paulista

O prefeito Junior Matuto em reunião no final da manhã desta terça-feira (16.01), definiu junto aos representantes das categorias dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), e Agente de Combate às Endemias (ACE), como será o pagamento do incentivo repassado pelo Ministério da Saúde (MS) junto com a contrapartida do município.

Em princípio, a proposta da  gestão era a de realizar o pagamento deste incentivo de maneira parcelada. No entanto, a ideia foi debatida com a categoria e o prefeito avaliou que será possível  assegurar o pagamento em uma única parcela. A data do pagamento está sendo discutida e será anunciada em breve.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Paulista, o incentivo é pago com recursos na ordem de R$ 681.408,00 oriundos do MS, com uma contrapartida do tesouro municipal de R$ 328.373,76, totalizando R$ 1.009.781,76. Ao todo, 778 profissionais entre ACS e ACE serão contemplados com o incentivo.

“Tendo em vista hoje a maneira de como está o Sistema Único de Saúde, e a dificuldade que os municípios têm de repasse, houve uma primeira proposta de parcelamento, mas as categorias defenderam o pagamento em uma parcela. O prefeito, por entender a importância de fazer o repasse tomou a opção de fazer o pagamento de forma integral”, explicou a secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart.

O valor do repasse que vem do Governo Federal poderia ser utilizado para subsidiar quaisquer outras demandas voltadas para os profissionais, como fardamentos, capacitação, dentre outros. No entanto, por meio de um consenso entre a gestão atual e as categorias, o valor é repassado aos profissionais anualmente.

Para a presidente do Sindicato dos Servidores do Paulista (Sinsempa), Jucineide Lira, o encontro foi produtivo. “Foi uma reunião muito madura, com os representantes conscientes do que queriam e o prefeito, como sempre, cumprindo sua palavra. Saímos hoje muito satisfeitos, com o incentivo pago integralmente, já que o prefeito cumpriu com a sua palavra de que vai pagar de uma vez”, disse.

O prefeito Junior Matuto também se sentiu satisfeito com a conversa que teve com os profissionais e garantiu que é só uma questão de fazer a conta para que o dinheiro seja repassado para os profissionais em breve. “O que fizemos aqui, primeiro foi uma conversa aberta e transparente com quem representa a categoria, e chegamos a um entendimento em pagar integral e em uma parcela.O que nós vamos fazer agora é fazer conta para em seguida anunciar o dia em que os profissionais já estarão com esse dinheiro na conta”, finalizou Matuto.

Fotos: Francisco Marques/Prefeitura do Paulista