PAULISTA > Notícias > Oficina de fotografia contempla alunos do Paulista

Educação | 11/01/2018

Oficina de fotografia contempla alunos do Paulista

Estudantes da rede municipal estão participando de um curso de férias na área de fotografia nesse mês de janeiro.  O objetivo é destacar a Estação Ecológica de Caetés, localizada entre as cidades de Paulista e Abreu e Lima. Através do registro fotográfico, os alunos são convidados a observar a natureza com um olhar mais contemplador. Ao todo, 24 estudantes estão participando da iniciativa.

O conteúdo do curso de fotografia é divido entre teoria e prática e tem a duração de duas semanas. No decorrer desse período, eles terão noção básica das técnicas de fotografia e também instruções de como montar uma exposição. O resultado final será uma mostra fotográfica com imagens da reserva.

A coordenadora do curso de Fotografia, Viviane Junqueira, comentou o motivo da realização da oficina de fotografia na Estação Ecológica.  “Estamos atuando em região de mata atlântica, e hoje em dia, no Brasil, existem apenas 7% da mata original. Pernambuco é um estado que ainda conserva uma parcela significativa dessa mata. A Estação de Caetés faz parte desse patrimônio natural, para as futuras gerações. Tudo que fazemos e usamos tem origem da natureza. A expectativa é que os jovens possam reconhecer como ela é significativa para a conservação da biodiversidade. Para essa reconstrução do quadro atual, onde percebemos um processo de degradação que resultam nas mudanças climáticas. Então a proposta é que os estudantes fiquem atentos à natureza de forma mais relevante”, disse a representante da ONG Ecoar.

A estudante da Escola Municipal Heinz Hering, Kayane Cavalcanti, 13 anos, concluiu sobre a importância do curso para o futuro profissional e pessoal dos alunos.  “Eu acho bastante importante esse curso, porque temos a oportunidade de aprender assuntos além dos que já vemos na sala de aula. E também de conhecer uma nova profissão. Assim como aprender a respeitar e preservar. A partir de agora, terei mais amor e cuidado pela natureza”, comentou.