PAULISTA > Notícias > Prefeito e ministro da Educação assinam ordem de serviço para construção do campus IFPE Paulista

Educação | 08/01/2018

Com investimento de R$ 14,2 milhões, o campus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Paulista vai sair do papel. Na tarde desta segunda-feira (08.01), o prefeito do município, Junior Matuto, e o ministro da Educação, Mendonça Filho, assinaram a ordem de serviço para a construção da sede definitiva do órgão na cidade. A unidade será erguida no terreno do antigo campo de aviação da família Lundgren, na Avenida Brasil, em Maranguape I. A expectativa é de que a obra seja concluída em 14 meses, ampliando o número de vagas para os estudantes em aproximadamente quatro vezes.

Durante a cerimônia de assinatura, o prefeito do Paulista fez questão de ressaltar a importância do novo campus para o futuro dos jovens estudantes. “Hoje é um dia muito especial para o município como um todo. Sabemos que a semente que está sendo plantada aqui futuras gerações vão colher. E nesse momento de muita dificuldade quem se qualifica sai na frente dos demais. Tenho certeza que ocupando a mente de dessa juventude, uma legião de novos cidadãos trabalhadores será formada para produzir não só em prol do município e do Estado, mas do Brasil”, frisou Junior Matuto.

O ministro da Educação aproveitou a oportunidade para assegurar que os recursos já estão garantidos. “A verba para a obra já está na conta para que o serviço não sofra interrupções ao longo dos próximos 14 meses. Essa será um campus magnífico, que vai valorizar toda essa região do município e vai acolher muito bem os estudantes que aqui irão estudar. Eu ficou muito feliz de poder fazer parte dessa história porque posso constatar que valeu a pena todo o esforço, o trabalho, a dedicação ao longo desse período que estou à frente do Ministério da Educação”, disse Mendonça Filho.

Atualmente, o campus do IFPE Paulista funciona, desde 2014, numa sede provisória e em espaço alugado, ocupando parte das instalações da Faculdade de Saúde de Paulista, na rodovia PE-15, na Vila Torres Galvão. O espaço já não comporta o crescimento da unidade, que oferta cursos técnicos de administração e manutenção/suporte em informática. Com a construção do campus, a expectativa é de que o número de vagas oferecidas pule de 474 para 1,2 mil. Também é esperada a implantação de novos cursos técnicos, integrados e subsequentes, além da modalidade voltada para a qualificação de jovens e adultos (Proeja).

Presente ao evento, o deputado federal, Augusto Coutinho, fez questão parabenizar a luta do prefeito e do ministro para que as coisas se concretizassem. “Esse é um momento muito especial. Lembro muito bem das idas e vindas do prefeito ao nosso gabinete e ao gabinete do ministro para tratar desse campus. E é por isso que as coisas acontecem, com muito trabalho, muito esforço e luta. E eu não posso deixar de enaltecer o papel que o ministro vem cumprindo em prol do seu estado. Um trabalho muito bonito que tem mudado a vida de muitas pessoas. Estou muito feliz de participar desse evento tão importante para o povo do Paulista”, disse.

Também participaram da solenidade em Maranguape I, a deputada estadual, Priscila Krause; a reitora do IFPE, Anália Ribeiro; a secretária Nacional de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eline Nascimento; o presidente da Câmara Municipal, vereador Fábio Barros, além de secretários e servidores municipais e a população em geral.