PAULISTA > Notícias > Paulista forma primeira turma de alunos no curso do PROERD

Segurança e Mobilidade | 18/12/2017

Paulista forma primeira turma de alunos no curso do PROERD

A alegria tomou conta de 450 alunos matriculados na rede municipal do Paulista, nesta segunda-feira (18.12), na Escola Estadual Carneiro Leão, em Maranguape I. Na ocasião, estudantes dos 5º, 6º e 7º anos, das escolas municipais Manoel Gonçalves, Marcos Freire, Cônego Costa Carvalho, Carlos Alves e o anexo Cássia Carolina, comemoraram a formação no curso do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). Essa é a primeira turma formada no município.

Durante o evento, além de apresentações culturais, foram premiados os alunos que se destacaram com a melhor redação. Hellen Gabriela, 11 anos, estava muito feliz em poder participar desse momento especial. “Nas aulas nós nos divertimos e aprendemos muito também. É muito importante um curso como esse, pois nos ajuda a ficar longe das drogas, e querer só o que nos faz bem”, disse.

A iniciativa, que tem o objetivo de prevenir o uso das drogas e combater à violência entre crianças e adolescentes, é uma parceria entre as secretarias municipais de Educação, Segurança Cidadã e Defesa Civil, e Polícia Militar de Pernambuco. “A gente precisa levar o que foi aprendido durante as atividades do PROERD para as nossas escolas e comunidade. Não se trata só de um certificado, mas sim de um aprendizado para toda a vida acadêmica e pessoal desses alunos”, completou o secretário de Educação do Paulista, Carlos Junior.

O coordenador estadual do PROERD, João Evangelista, destacou a importância do programa. “Nosso principal intuito é levar aos estudantes, através dos nossos policiais militares capacitados, informações e orientações em relação ao não uso de drogas lícitas e ilícitas. O programa é fundamentado em três pilares, a escola, a família e o órgão de segurança, levando a Polícia Militar mais próxima ao ambiente escolar, desmitificando qualquer preconceito”.

“Essa é a primeira turma formada no Paulista, através dessa parceria inédita e de sucesso, que já está servindo de modelo para outros municípios. A prefeitura contribuiu na formação desses instrutores, que trabalharam essa aprendizagem sócio-emocional, durante três meses, com os estudantes, destacando além da prevenção às drogas, outros temas relevantes para a sociedade”, explicou o coordenador do PROERD no município, Major Jairo Freitas.

O secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista, Manoel Alencar, aproveitou para reforçar o trabalho de segurança e prevenção que vem sendo feito na cidade. “Esse é mais um resultado de todo esforço da gesão do prefeito Junior Matuto. O PROERD foi um sucesso e o melhor de tudo é que a ação contemplará todas as escolas da nossa rede. Esse será um programa contínuo, de formação, com foco principal no futuro dos nossos jovens, para que amanhã, tanto eles, como nós, possamos olhar para trás e ter ainda mais orgulho de tudo que foi feito”, finalizou.