PAULISTA > Notícias > II Fórum Municipal da Pessoa Idosa é iniciado em Paulista

Políticas Sociais | 23/10/2017

II Fórum Municipal da Pessoa Idosa é iniciado em Paulista

Teve inicio nesta segunda-feira (23.10) o II Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O primeiro dia do evento, que leva o tema “Negligência, abandono à Pessoa Idosa”, aconteceu no CREAS Praias, localizado na Av. Claudio Gueiros Leite, nº 2000, Janga. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Políticas Sociais e Esportes do Paulista e busca traçar planos de melhorias para as políticas públicas dos idosos.

A abertura do Fórum contou com a apresentação cultural do Coral Alegria com Idosos, do CRAS II, localizado no bairro de Jardim Paulista Baixo. Na sequência houve a formação da mesa onde os integrantes puderam explanar para os presentes como será a dinâmica do fórum e a importância dele para a sociedade.

Lindalva Alves, 69 anos, foi uma das pessoas que participaram das atividades de hoje e pôde falar como se sente diante a esta ação. “É uma honra porque nem todos os municípios têm a oportunidade de realizar um fórum ou uma conferência. São nesses momentos que podemos lutar pelos nossos direitos e registrar nossas necessidades. Só assim o município pode trabalhar em cima deles no futuro” disse a idosa.

De acordo com a Coordenadora do Projeto Humanidade e representante da Superintendência Estadual de Defesa e Promoção da Pessoa Idosa, Renata Guedes Sousa, é preciso pensar mais na velhice. “O envelhecimento precisa ser pensado a partir do nascimento, uma família se prepara para quando uma criança vai nascer, mas ninguém está preparado para envelhecer.” A coordenadora ainda destacou como é necessário realizar este tipo de ação. “Um evento como esse é muito importante, porque dá voz à pessoa idosa, traz pra ela o empoderamento e a dignidade”, finalizou.

O secretário de Políticas Sociais e Esportes do Paulista, Augusto Costa, falou do objetivo do fórum. “Nós estamos criando esses fóruns para que possamos tirar informações e discutir com eles um novo modelo de política para o idoso. Junto com nossos idosos nós vamos planejar uma política voltada para eles. Estamos fazendo o possível para que o grupo da boa idade tenha uma vida melhor”.

A agenda do fórum continua nesta terça-feira (24.10), das 8h às 17h, na Faculdade Joaquim Nabuco, ao lado do Paulista North Way Shopping. Entre as atividades planejadas para amanhã estão palestras que irão abordar o crime que é discriminar e negligenciar a pessoa idosa  e também o envelhecimento saudável. Os participantes do evento poderão criar propostas que serão discutidas em uma plenária no final do dia.