PAULISTA > Notícias > Paulista promove formação sobre inclusão das pessoas com deficiência nas escolas municipais

Educação | 22/08/2017

Com o objetivo de promover uma formação continuada na rede de ensino Paulista, e preparar os professores para um acolhimento mais adequado às pessoas com deficiência, a secretaria de Educação, promoveu nesta terça-feira (22.08), uma palestra que teve como tema “Deficiente sim. Ineficiente, não!”, ministrada pela coordenadora de Educação Especial Bernadete Brandão.

No discurso de abertura, o secretário de Educação Carlos Junior ressaltou a importância dos resultados alcançados através de um atendimento especializado oferecido aos alunos que possuem algum tipo de deficiência. “Estamos trabalhando para quebrar barreiras e vencer as dificuldades e o preconceito que algumas instituições escolares têm em receberem um aluno com deficiência pelo receio em não ter um acolhimento adequado. Nós enxergamos essa preocupação. Os professores são de grande importância para o desenvolvimento dos alunos com deficiência. Estamos buscando soluções para que a escola ofereça o mínimo de acessibilidade a esses alunos”, enfatizou.

“Nós percebemos que o fracasso escolar não está atrelado por causa da deficiência. O fracasso está atrelado às barreiras que o aluno enfrenta durante toda a sua vida. O que buscamos é a flexibilização em sala de aula. Não tem receita para a inclusão. o papel do professor diante do estudante é quebrar essas barreiras. As barreiras devem ser dirimidas. O professor precisa  compreender que além de ser um orientador, ele é um facilitador nos caminhos da aprendizagem”, disse Bernadete Brandão, coordenadora da Educação Especial.

Atualmente, 530 estudantes com deficiência estão matriculados nas escolas do município. A rede pública de ensino oferece 18 salas de atendimento no contra turno com equipe fixa. Esse grupo conta com o auxílio de 21 professores exclusivos e 110 apoios. Os profissionais estão vinculados à Coordenação de Educação Especial, departamento que foi criado na gestão do prefeito Junior Matuto.

O evento aconteceu no auditório do Senac, em Jardim Paulista Baixo, e contou com a participação dos professores do 1°, 2° e 3° ano do Ensino Fundamental. A iniciativa faz parte das comemorações da Semana da Pessoa com Deficiência.