PAULISTA > Notícias > Alunos do Paulista recebem visita do projeto Professor Amigo do Trânsito

Educação | 18/08/2017

Alunos do Paulista recebem visita do projeto Professor Amigo do Trânsito

Alunos da Escola Municipal Abelardo Sales Siqueira, no bairro de Jaguaribe, receberam a visita do projeto Professor Amigo do Trânsito, na tarde desta sexta-feira (18.08). A ação tem como objetivo conscientizar os alunos a respeito da educação no trânsito, a fim de reduzir o número de acidentes e mortes nas estradas. A iniciativa da Prefeitura do Paulista, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE), conta também com o auxílio de gestores e professores das escolas.

Na ação desenvolvida nesta tarde, alunos do 2º, 4º e 5º ano da instituição participaram de palestras educativas e simulações de travessia na faixa de pedestre, dentro e fora da escola, com agentes de trânsito do município. A atividade que ocorreu na parte externa da instituição contou com a utilização da nova faixa de pedestre da qual foi contemplada a comunidade escolar.

A gestora da Escola Abelardo Sales Siqueira, Tania Elisa, destaca a importância da atividade na construção da educação dos alunos. “O projeto trouxe a oportunidade para os professores realizarem diversas atividades com as crianças a respeito de como elas devem se comportar no trânsito. Acreditamos que é um trabalho gradativo e de extrema importância para a vida dos nossos alunos, onde eles também podem repassar esse conhecimento para fora da sala de aula”, comentou.

A presença da família é de extrema importância neste processo educativo. Pensando nisso, a comunidade, em torno das escolas, também pode ser convidada a participar das palestras oferecidas. Neste caso, pais ou responsáveis pelas crianças matriculadas nas séries iniciais podem acompanhar as mesmas nas práticas educacionais. A ação contempla todas as escolas da rede municipal de ensino.

Para a coordenadora de projetos multidisciplinares da Secretaria de Educação do Paulista, Glauber Giane, o êxito do projeto se dá a partir das parcerias entre os órgãos gestores e a presença efetiva da comunidade. “Todas as escolas estão tendo palestras para sensibilizar e diminuir os acidentes de trânsito na nossa cidade. É um trabalho de equipe, onde cada parte envolvida contribui da forma que é capaz. Dessa forma, conseguiremos formar pedestres conscientes e evitar muitos acidentes que, na sua maioria, acontecem fora da faixa exclusiva”, afirmou.