PAULISTA > Notícias > Paulista segue no inverno sem registro de transtornos significativos

Segurança e Mobilidade | 31/05/2017

Paulista segue no inverno sem registro de transtornos significativos

Graças a antecipação da Operação Inverno realizada pelas secretarias de Infraestrutura, Serviços Públicos e Meio Ambiente, em conjunto com a Segurança Cidadão e Defesa Civil do Paulista, a cidade não registrou alagamentos graves durante estes dias de chuvas fortes em quase todo o estado.

Dentro desta Operação Inverno, aconteceu o Programa Canal Limpo, iniciado ainda em janeiro, com a meta de limpar os 28 canais que cruzam a cidade, preparando assim o município para enfrentar o inverno sem grandes transtornos. Por conta da intensidade das últimas chuvas, algumas retenções de agua se formaram em pontos da cidade, principalmente nas ruas que não são pavimentadas. Mas, com um escoamento rápido.

De acordo com o secretário executivo de Serviços Públicos Jaime Domingos, iniciar os preparativos para enfrentar o inverno, com antecedência, foi uma estratégia acertada. “Nós começamos o serviço pelos canais mais críticos, onde historicamente alagavam. Como este ano estamos com um numero bem reduzido de homens e máquinas, começamos bem cedo a dragar os canais e a realizar mutirões de limpeza. Isso nos ajudou muito a administrar os transtornos trazidos pelas chuvas. Hoje, estamos atravessando o inverno mais tranquilos”, adiantou Jaime, que mesmo assim, vem percorrendo vários pontos da cidade para acompanhar de perto o resultado do trabalho.

Outro fator que contribuiu e muito para a cidade atravessar este momento critico do inverno sem grandes transtornos, foi à dragagem do Rio Paratibe. Na área ribeirinha, qualquer intensidade de chuva provocava alagamentos constantes em diversas ruas. O trabalho de limpeza e desassoreamento do Rio, que já contemplou um trecho de três quilômetros, começou na BR-101, seguindo até o Banheiro do Soldado, em Arthur Lundgren I, alcançando a PE-15, no Centro da cidade.

A obra, que tem investimento na ordem de R$ 28 milhões, faz parte de um convênio entre a Prefeitura do Paulista e o Ministério da Integração Nacional. O recurso também contemplou a construção de duas pontes sobre o rio, uma delas já concluída, a do Banheiro do Soldado. A outra em fase de construção na comunidade do Barão.