PAULISTA > Notícias > Terceira edição do Programa Cuidar Primeira Infância beneficia pais e alunos de escola municipal em Paratibe

Educação | 23/05/2017

A terceira edição do Programa Cuidar Primeira Infância beneficiou nesta terça-feira (23.05) os pais e alunos da Escola Municipal Professor Nilo Pereira, no bairro de Paratibe. Com foco no cuidado integral da garotada e seus familiares, a iniciativa levou a unidade de ensino ações de três secretarias de governo: Educação, Saúde e Políticas Sociais. O trabalho integrado é uma das estratégias adotadas pela prefeitura para melhorar a qualidade de vida e os indicadores de aprendizado, além de aproximar a comunidade escolar do poder público municipal.

Ao todo, 147 alunos matriculados do Nilo Pereira foram contemplados com atendimento médico (pediatra), atualização da caderneta de vacinação, atividades lúdicas e educativas. Já os pais, puderam participar de palestras e obter orientações sobre o Programa Bolsa Família (PBF), Cadastro Único (CadÚnico), e dos demais benefícios da política da Assistência Social. Iniciativas que ajudam os pequenos e a família – muitas vezes em situação de vulnerabilidade social.

O secretário de Educação do Paulista, Carlos Ribeiro Junior, explicou que o programa foi montado de forma que as ações aconteçam num ciclo. “O Cuidar Primeira Infância reúne as atividades numa data como essa, mas depois mantém um trabalho ao longo da semana. A cada seis meses, a iniciativa volta a beneficiar a mesma escola. Desta forma, conseguimos contemplar um número ainda mais significativo de estudantes e seus famílias, com ações estratégicas em diversas áreas”, comentou o gestor.

Mãe de uma aluna, a analista de laboratório, Márcia Mendes gostou de ser convidada para participar da ação na escola. “Estou muito feliz de ter matriculado minha filha aqui no Nilo Pereira. Hoje ela está com cinco anos e já sabe ler. São muitas ações que acontecem aqui. Esse mesma do Cuidar Primeira Infância está sendo muito positiva pra gente porque os pais precisam acompanhar mais os filhos na escola”, comentou.

O Cuidar Primeira Infância já beneficiou as creches municipais Nossa Prata, em Maranguape II, e Jesus de Nazaré, no Janga. A expectativa de que a ação contemple outros estabelecimentos de ensino da cidade ao longo do ano.