PAULISTA > Notícias > Paulista lança Projeto “Libras – para que te quero?” nas escolas da rede municipal

Educação | 18/05/2017

A Prefeitura do Paulista lançou, nesta quinta-feira (18.05), o Projeto “Libras – para que te quero?”, na Escola Firmino da Veiga, na Rua do Sabugi, no Centro do Município. O objetivo é avançar na política municipal de inclusão da pessoa com deficiência auditiva, e fortalecer os laços entre alunos, professores e educadores. A iniciativa está sob a coordenação da educação especial da Secretaria de Educação do Paulista.

O curso “Libras – para que te quero?”, será oferecido aos alunos com deficiência auditiva, aos pais e aos professores que assistem 15 estudantes matriculados nas escolas municipais.

Para a professora Luciana Mousinho, que é surda e vai ministrar o curso, a iniciativa é uma oportunidade para que as pessoas aprendam uma nova língua e possam interagir com os surdos. “Os pais dos alunos precisam entrar no universo dos surdos para que os filhos adquiram independência dentro e fora de casa. É uma língua como outra qualquer”, disse.

A coordenadora de Educação Especial da rede Municipal de Ensino Bernadete Brandão destacou a importância da difusão da Língua Brasileira dos Sinais nas escolas. “É a primeira língua que os surdos aprendem por isso é importante que a família esteja presente nesse momento para o sucesso da alfabetização e da inclusão social desse aluno”, enfatizou.

De acordo com Emanuel Souto, secretário Executivo de Desenvolvimento Educacional, a implantação do curso de Língua Brasileira de Sinais, Libras – nas escolas municipais é um marco importante para a inclusão dos estudantes surdos. “O que buscamos é envolver não só as pessoas com deficiência, mas também os professores e outros segmentos da sociedade. A escola precisa está aberta para receber os surdos”, frisou.

Ao todo serão 50 vagas, divididas em duas turmas, no período da manhã, nas quartas e quintas-feiras, das 8h às 11h, e à tarde, nas segundas e terças-feiras, das 13h30 às 16h50. As aulas têm início na próxima segunda-feira (22.05) e seguem até o mês de julho. Ao final do curso, os participantes irão receber certificados.