PAULISTA > Notícias > Em Paulista, Semana do Microempreendor Individual oferece palestras e orientações gratuitas até sexta

Qualificação Profissional | 15/05/2017

Com uma programação repleta de atividades gratuitas, a Semana do MEI 2017 teve início nesta segunda-feira (15.05), no estacionamento do Shopping North Way, no Centro do Paulista. O evento, que segue até a sexta-feira (19), contempla os Microempreendedores Individuais e também quem ainda não se formalizou. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Sebrae, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, e o SindNorte (Sindicato das Empresas do Comércio e Serviços do Eixo Norte). Essa é a primeira vez que a iniciativa acontece no município.

Durante o evento, o público está tendo a oportunidade de esclarecer dúvidas; participar de capacitações e palestras sobre empreendedorismo; formalização; finanças; marketing; planejamento e diversos outros temas relacionados à gestão. A administração municipal também está envolvida na ação, através da Sala do Empreendedor. Um funcionário do setor está tirando dúvidas e esclarecendo pontos importantes para quem deseja abrir o próprio negócio.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Paulista, Roberto Couto, a expectativa é de que o evento tenha um público significativo. “Estamos aguardando um publico muito bom ao longo da semana. Esse é o tipo de evento que Paulista não pode ficar de fora. Queremos viabilizar para que uma estrutura como essa seja montada todos os aqui no município para ajudar o empresariado, os microempreendedores e quem deseja se formalizar”, disse Robertinho.

A programação oferece atividades gratuitas aos empresários em mais de 20 municípios do estado e tem o objetivo de estimular a formalização de profissionais autônomos nessa categoria jurídica e também dar condições para que Microempreendedores Individuais já cadastrados desenvolvam o negócio e expandam a atuação.

O analista do Sebrae, Danilo Lopez, explicou que todas as atividades da Semana do MEI são gratuitas. “Para se inscrever nas palestras e oficinas, os interessados precisam apresentar os documentos pessoais, como RG, CPF ou CNH e um Comprovante de Residência. Se possuir empresa, também deve apresentar o número do CNPJ. A partir daí, será feito um breve cadastro, garantindo o acesso às atividades ao longo da semana”, salientou o funcionário da instituição.

A cabeleireira, Adriana Taurino, possui um ponto comercial em Maranguape I, onde atua há mais de dez anos. Ela aproveitou a oportunidade para esclarecer todas as dúvidas. “Nos últimos meses, eu percebi que o meu estabelecimento caiu um pouco. Por isso, decidi dar uma passadinha. O Sebrae ajuda muito o profissional que está nessa situação. E sempre existem muitas dúvidas. Eu mesma esclareci tudo que eu estava precisando. Estou saindo daqui muito satisfeita”, revelou a profissional.