PAULISTA > Notícias > Paulista mobiliza gestores escolares para ampliar potencial do aplicativo de segurança pública

Segurança e Mobilidade | 10/05/2017

Com a proposta de estimular o uso do aplicativo de segurança Paulista Conectada, o secretário de Segurança Municipal Cidadã e Defesa Civil, Manoel Alencar, esteve reunido nesta quarta-feira (10.05) com gestores escolares da rede local de ensino. A ideia foi envolver os educadores na tarefa de prevenir a ocorrência de crimes no ambiente escolar e na comunidade onde ela está inserida, por meio do envio de denúncias pelo programa de celular. As informações vão ajudar a prefeitura e as autoridades policiais a prevenir assaltos, furtos, homicídios, violência contra a mulher, além de desenvolver políticas públicas de segurança.

“Estamos ampliando a divulgação do aplicativo com os gestores escolares do município para que possamos mobilizar a categoria na tarefa prevenir a ocorrência de delitos nas escolas e na cidade como um todo. Temos certeza que os educadores serão multiplicadores desse tema tão importante nas escolas, conseguindo envolver também os estudantes. Ainda queremos chamar a atenção dos trabalhadores da saúde, os servidores municipais, entre outros segmentos”, destacou Manoel Alencar, titular da pasta de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista.

Para baixar o aplicativo, o usuário deve acessar gratuitamente a loja virtual do celular. No primeiro acesso, após o download, o aplicativo faz uma validação do número do celular. Isso permite que não ocorram falsas informações. A partir daí, o usuário pode fazer denúncias sobre a questão da segurança pública, inclusive, problemas de iluminação, como poste com lâmpada apagada. O uso do App é totalmente gratuito.

As denúncias que são enviadas pela ferramenta digital chegam à Secretaria de Segurança Cidadã e Defesa Civil, que fica responsável por acionar os órgãos responsáveis em tempo real. As informações são recebidas por equipes que atuam no Centro Integrado de Segurança (CIS), que conta com um efetivo de policiais militares do 17º BPM e Guardas Municipais. A parceria entre as esferas de poder é uma das estratégias adotadas pela gestão do prefeito Junior Matuto para intensificar com as ações do Programa Pacto pela Vida.

A secretária da Escola Governador Carlos Wilson Campos, no Janga, Conceição Targino, ficou feliz em saber da nova ferramenta criada pela gestão municipal. "Achei muito válida essa apresentação do secretário, afinal, serviu para tirar dúvidas e nos motivar a usar o aplicativo. A prefeitura está no caminho certo porque realmente necessitamos de mecanismos como esse aplicativo para prevenir à violência", frisou a profissional.

BALANÇO – No primeiro mês de funcionamento (abril), o  Paulista Conectada contabilizou 131 ocorrências. Ao todo, 1.006 usuários baixaram o App em 30 dias. Ao longo desse período, as denúncias enviadas pela população foram as mais diversificadas, das quais 24 foram sobre assaltos; 25 sobre consumo/tráfico de drogas; 04 a respeito de violência contra a mulher; 04 de acidente de trânsito; e 74 relacionadas a postes com lâmpadas apagadas em vias públicas. Com o aplicativo, o paulistense ganhou mais um canal de comunicação com a prefeitura e as policias Civil e Militar.