PAULISTA > Notícias > Paulista lança programa com ações integradas para cuidar das crianças matriculadas nas creches

Educação | 23/03/2017

As crianças de zero a cinco anos de idade matriculadas nas creches municiais serão beneficiadas por um conjunto de ações da Prefeitura do Paulista. Trata-se do Programa Cuidar Primeira Infância, que foi lançado, nesta quinta-feira (23.03), pelo prefeito Junior Matuto, na Creche Nossa Prata, em Maranguape II. Com foco no cuidado integral da garotada e seus familiares, a iniciativa conta com o envolvimento de três secretarias de governo: Educação, Saúde e Políticas Sociais. O trabalho integrado é uma das estratégias adotadas pelo município no cuidado com as crianças de forma integral.

O Programa Cuidar Primeira Infância vai melhorar a qualidade de vida e os indicadores de aprendizado das 302 crianças assistidas pelas creches da rede municipal. Pelo menos uma vez por semestre, uma unidade educacional será beneficiada pela ação. As atividades serão realizadas nas cinco creches municipais (Jesus de Nazaré, Maria Anunciada de Arruda, Tio Roberto, Nossa Senhora do Ó, além da Nossa Prata).

A garotada terá acompanhamento médico (pediatra), odontológico, nutricional; destaque também para o atendimento psicológico e a oferta de palestras educativas; além de orientações sobre o Programa Bolsa Família (PBF), Cadastro Único (CadÚnico), e dos demais benefícios da política da Assistência Social. Iniciativas que vão contemplar os pequenos e os familiares – muitas vezes em situação de vulnerabilidade social.

Presente ao evento, o prefeito Junior Matuto destacou a importância das ações integradas para o futuro das crianças. “O que estamos fazendo numa ação como essa é acreditar na importância do presente para proporcionar um amanhã aos meninos e meninas dessa comunidade. Queremos dar dignidade as nossas crianças com esse trabalho integrado, que vai se tornar referência pelo cuidado e atenção. E é isso que estamos fazendo não só com os pequenos, mas com a nossa cidade”, frisou o gestor municipal, após assistir as apresentações infantis.

O secretário de Educação, Carlos Ribeiro Júnior, destacou o papel da família no desenvolvimento do programa. “Para que o Cuidar Primeira Infância funcione será necessário mais do que o nosso empenho. É preciso que os pais e a comunidade estejam do nosso lado. Vamos cuidar deles nas creches, mas também em casa e no entorno. Assim conseguiremos cuidar da saúde, da educação e do social”, disse. Ainda participaram do evento, a secretária de Saúde, Fabiana Bernart, o secretário de Políticas Sociais, Augusto Costa; o vereador Fabiano Paz; colaboradores da prefeitura; funcionários da creche e moradores da comunidade.