PAULISTA > Notícias > Paulista capacita profissionais que trabalham com medidas socioeducativas no município

Políticas Sociais | 13/03/2017

Visando fortalecer a formação permanente dos profissionais que trabalham com medidas socioeducativas na cidade do Paulista, a Secretaria Municipal de Políticas Sociais, Esportes e Juventude realizou nesta segunda-feira (13.03) a abertura da Capacitação para rede de atendimentos do Sistema Socioeducativo na cidade. A iniciativa, que segue até sexta-feira (17.03) e está sendo realizada na sede do Ministério Público do Paulista, ao lado da Faculdade Joaquim Nabuco, abordará temas como: o impacto das relações interpessoais no trabalho em equipe, o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, entre outros.

De acordo com o secretário de Políticas Sociais, Esportes e Juventude do Paulista, Augusto Costa, a ação vai trabalhar na formação e conscientização desses profissionais destacando a importância de cada um deles nas relações humanas. "Estamos sempre buscando o melhor para nossa equipe e através dessa capacitação vamos abrir novos horizontes, além de reforçar a relação dessas pessoas com o público. Hoje temos cerca de 160 adolescentes assistidos pelo município, através dessas medidas socioeducativas. O trabalho que a gestão vem realizando com esses jovens é de tamanha importância para o desenvolvimento pessoal e profissional deles e  está gerando muitos resultados positivos”, ressaltou.

Na sexta-feira, último dia da ação, haverá uma formação prática realizada por representantes do estado, onde será apresentado o Sistema de Informação para Infância e Adolescência (SIPIA). “Esse sistema oferece um conjunto de dados consolidados em relatórios locais, regionais, estaduais e nacionais que apoiam a construção e o monitoramento de agendas de promoção, proteção e defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes. Isso tudo facilitará bastante nosso trabalho no município e será passado de maneira detalhada para os nossos profissionais”, finalizou Augusto Costa.

A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Prefeitura do Paulista, o Ministério Público da cidade e a Secretaria Executiva do Sistema Socioeducativo e Fortalecimento dos Conselhos da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco. Também participaram do encontro o conselheiro presidente do COMCAP, João Soares de Oliveira, a secretária Executiva do Sistema Socioeducativo e Fortalecimento dos Conselhos da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Suelly Cysneiros, além de representantes dos Conselhos Tutelares da cidade e do Poder Judiciário.