Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Práticas integrativas reforçam importância do cuidado com o bem-estar físico e mental na rede de saúde do Paulista

Saúde | 27/01/2017

Práticas integrativas reforçam importância do cuidado com o bem-estar físico e mental na rede de saúde do Paulista

Compartilhe esta notícia:

Inspirados no conceito de “corpo saudável, mente saudável”, os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) do Paulista percorreram diversas comunidades do município ao longo do mês para desenvolver ações junto à população e as equipes das unidades básicas de saúde da cidade. A iniciativa, que fez parte da campanha “Janeiro Branco”, buscou desenvolver práticas integrativas para reforçar a importância do cuidado com o bem-estar físico e mental. Nesta sexta-feira (27.01), os usuários da USF São Pedro, no bairro do Janga, participaram de um encontro sobre o tema.

Durante o evento, a psicóloga do Nasf, Mônica Soares, destacou o papel do profissional de psicologia no atendimento à população. Na visão dela, ainda existe preconceito pra quem procura tratamento. “Embora tenha diminuído com o passar do tempo, a discriminação ainda é grande ao apoio dado pelo psicólogo. Essa questão precisa mudar. Em cada encontro, estamos mostrando, entre outras coisas, que é possível cuidar da saúde do corpo e da mente com mudanças de postura que interferem diretamente no bem-estar individual e diminuem o uso indiscriminado de medicamentos”, frisou.

O aposentado Luiz Mario do Nascimento, 66 anos, adorou as ações do “Janeiro Branco” na unidade. “Queria que esse tipo de evento acontecesse toda semana aqui no posto. Essas palestras são muito boas. Mesmo não tendo problema com pressão alta, diabetes ou outros problemas, eu não deixo de cuidar da minha saúde”, destacou o morador da Rua Olinda. Na ação, o aposentado e os demais participantes conheceu o poder da medicina alternativa, por meio de chás e ervas de vários tipos.

Ele faz parte do grupo de saúde mental da USF São Pedro, que existe há um ano. Usuários da comunidade que sofrem com problemas emocionais, como estresse, baixa estima, ou fazem uso de medicações controladas estão participando de reuniões mensais na unidade para cuidar da saúde. “Estamos conseguindo resgatar a autoestima e alegria de viver dessas pessoas com ações como simples como a de hoje”, comentou a enfermeira e responsável pela unidade de saúde, Rosemary Duarte.

BANCO DE MUDAS – Por conta da grande importância dos chás no tratamento alternativo de vários problemas de saúde, a Agente Comunitária de Saúde (ACS), Maria Aparecida Correia de Oliveira, decidiu, em conjunto com a equipe da USF São Pedro, criar um banco de mudas para que os usuários da unidade possam desfrutar de diversos benefícios. A ideia é compartilhar as ervas para incentivar o uso e evitar o consumo de medicamentos sem necessidade.          


Imagens:

Compartilhe: