Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Boa idade de Artur Lundgren II participa de ação educativa sobre o dia D da Hanseníase

Saúde | 25/01/2017

Boa idade de Artur Lundgren II participa de ação educativa sobre o dia D da Hanseníase

Compartilhe esta notícia:

Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase, que acontece no ultimo domingo mês de janeiro, a Unidade de Saúde da Família (USF) de Artur Lundgren II, com o apoio da coordenação de Hanseníase, realizou nesta manhã (25.01) uma ação educativa para sensibilizar a população da boa idade, a fim de promover o diagnóstico precoce e tratamento da doença.   

A enfermeira e gerente da unidade, Ana Paula Melo, trouxe para o grupo algumas informações sobre os tipos da doença e como ela se apresenta. Seus sinais, sintomas e tratamentos também foram discutidos, com o intuito de enfrentar o preconceito e fazer com que os idosos sejam multiplicadores de informação.

“O encontro foi ótimo, o Grupo da Boa Idade além de interagir com o tema, pode desmistificar muitas coisas sobre a doença. A hanseníase é muito debatida entre os jovens, mas o mesmo não acontece com a população idosa, por isso trouxemos esse tema, para fazer com que a terceira idade possa também saber identificar a doença. Assim eles também poderão esclarecer algumas dúvidas e orientar alguém, caso seja necessário, como tratar e quem procurar. A hanseníase tem cura e o tratamento é gratuito”, ressaltou Ana Paula.  

O Grupo da Boa Idade se reúne mensalmente para tratar de temas que podem contribuir para a população da terceira idade. Os encontros acontecem sempre nas últimas quartas de cada mês, na própria unidade, localizada na Rua das Panelas, s/n.

A doença

A Hanseníase é uma doença infectocontagiosa crônica, que atinge as células cutâneas e dos nervos periféricos. Transmitida pelo contínuo contato a doença provoca sensibilidade ao frio, calor e a dor. Ela pode ficar por anos encubada, e também pode evoluir para perdas de forças nos músculos. 


Imagens:

Compartilhe: