PAULISTA > Notícias > Paulista se prepara para o inverno com mutirão de limpeza de canais

Serviços Públicos | 24/01/2017

Paulista se prepara para o inverno com mutirão de limpeza de canais

Com a proposta de preparar a cidade para o inverno, a Prefeitura do Paulista iniciou a Operação Canal Limpo. Coordenado pela Secretaria de Serviços Públicos, o mutirão teve início pelo canal da rodovia PE-15, nas imediações do Terminal Integrado Pelópidas Silveira, área central do município. Ao todo, 30 homens participaram da ação, que ainda contou com o apoio agentes de trânsito e máquinas, como retroescavadeira e um caminhão caçamba.

Ao longo dos próximos 90 dias, equipes da prefeitura estarão em pelo menos 17 bairros para limpar 28 canais e sensibilizar a população com arte educadoras. Elas estarão atuando nas comunidades, realizando abordagem e distribuição de panfletos, informando a data que acontece a coleta domiciliar e convencendo os moradores sobre a importância de não jogar lixo nos canais, a exemplo de sofás e colchões, objetos encontrados regularmente pelos profissionais da limpeza da cidade.

O secretário de Serviços Públicos, Jaime Domingos, acompanhou o início da operação com a equipe na PE-15. Ele destaca que a gestão municipal está fazendo o trabalho preventivo, mas que conta com o apoio da população. “Estamos preparando a cidade para enfrentar o inverno. Mas, não adianta só a prefeitura fazer a parte dela, é preciso que as pessoas possam colaborar também. Por isso, estamos mobilizando nossos profissionais desde janeiro para minimizar os efeitos das chuvas e orientar a comunidade”, frisou o gestor.

Em visita a Paulista, a turista carioca, Rosângela Conceição da Silva, 53 anos, ficou feliz em saber que a prefeitura estava preocupada em limpar os canais. Ela frisou que esse trabalho também ajuda a combater o mosquito transmissor das arboviroses. “Quando a prefeitura cuida dos canais além de evitar transtornos à população, evita o surgimento de casos de Dengue, Zika e Chikungunya. Esse trabalho é muito importante para cidade como um todo”, disse.

CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL – Esta ação de educação ambiental está presente em todas as ações de limpeza que a Prefeitura do Paulista tem realizado. No Natal nos Trinques, mutirão que preparou o município para as festas do final de ano, que aconteceu em dezembro passado, orientando as pessoas a tirarem todos os objetos em desuso, para colocar no dia certo nas calçadas para serem recolhidos pelo pessoal da limpeza urbana. Em seguida atuaram no Programa Praia Limpa, ação de limpeza e educação ambiental, que está acontecendo durante os finais de semana, na faixa de areia e nos bairros das praias. Agora irão participar da Operação Canal Limpo, convencendo a população do prejuízo de jogar lixo nos canais.