PAULISTA > Notícias > Música e aprendizado fazem parte do VIII Seminário de Cultura e Educação do Paulista

Educação | 23/11/2016

Trazendo o tema “Etnomatemática: Valores Invisíveis no Mundo Globalizado”, o VIII Seminário de Cultura e Consciência da cidade do Paulista foi realizado com sucesso. O evento, que aconteceu nesta quarta-feira (23.11), no Cine Teatro Paulo Freire, Centro, reuniu professores, gestores, supervisores e outros técnicos da rede municipal. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, através do Departamento de Formação Continuada, é mais uma iniciativa da atual gestão que contribui para alavancar a educação no município.

De acordo com o secretário de Educação do Paulista, Carlos Ribeiro Junior, o evento realizado pelo município é um exemplo que deve ser seguido em todo o estado. “Temos que disseminar essa ideia da quebra do preconceito, não só com os negros, mas também em todas as esferas. Essa atividade nos faz ir a fundo nesse combate, onde só vamos conseguir isso através da educação”, disse.

“Esse ano fizemos um trabalho relacionando a cultura afrodescendente e a matemática. Usamos as formas geométricas mostrando que elas são referências e costumes dessas religiões de matriz africana”, completou Carlos Junior. Durante a programação foram realizadas palestras ministradas pelo educador Walter Chagas, a oficial da Polícia Militar de Pernambuco, Lúcia Helena Salgueiro, e a representante da Secretaria Estadual de Saúde, enfermeira Gerusa Guerra. Entre os assuntos abordados, temas como direitos e deveres dos negros, empoderamento e quebra de preconceito ganharam destaque. Profissionais do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) também participaram do encontro.