Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Acidentes com ferrões de bagre são comuns no litoral brasileiro; saiba como agir

Meio Ambiente | 18/08/2016

Acidentes com ferrões de bagre são comuns no litoral brasileiro; saiba como agir

Compartilhe esta notícia:

Apesar de pouco divulgados, incidentes com bagres nas praias são mais comuns do que podemos imaginar. Mesmo frequentes no litoral brasileiro, esses casos causam um certo receio entre moradores e turistas.

 

Estudiosos apontam que há oito espécies de bagre no litoral nacional. São peixes que não têm escamas, vivem em mares e rios, medem 30 centímetros em média e possuem três ferrões – um em cada lateral e outro acima da cabeça – utilizados contra predadores, não para atacar humanos.

 

De acordo com o pesquisador de acidentes com animais aquáticos e professor da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp, Vidal Haddad,  os bagres não atacam e os banhistas não precisam temê-los. "Com certeza, foi a pessoa que esbarrou no animal morto e acabou sendo ferida", explicou.

 

Ele explica ainda que em 100% dos casos, os incidentes ocorrem com o animal morto, geralmente descartado por pescadores amadores. Vivo, o bagre jamais estaria próximo aos banhistas. Os acidentes sempre acontecem quando o banhista se choca contra o peixe. 

 

Além disso, mesmo quando o peixe morre, o veneno contido no ferrão fica ativo por horas e quanto menos tempo fizer que o peixe está morto, mais vai doer. O fato de a nadadeira ser afiada e serrilhada intensificam a dor.

 

- Saiba o que fazer em caso de incidente com bagres:

. O mais importante é tentar manter a calma, apesar da dor insuportável, e não tentar tirar o ferrão do peixe;

. Se houver socorrista no local do incidente, o próprio socorrista geralmente corta o peixe, deixando apenas a nadadeira para que ela seja retirada no pronto socorro, com anestesia;

. Para aliviar a dor, a pessoa pode mergulhar a parte atingida em água doce (morna para quente) até chegar ao hospital;

. Após a remoção do ferrão, por segurança, a pessoa deverá tomar antibiótico para evitar infecções.

 


Imagens:

Compartilhe: