PAULISTA > Notícias > Paulista inicia recuperação de áreas atingidas pelas chuvas

Infraestrutura | 10/06/2016

Paulista inicia recuperação de áreas atingidas pelas chuvas

A Operação Ajuda Cidadã, como está sendo chamada a ação integrada da Prefeitura do Paulista para recuperar as áreas destruídas pelas chuvas do último dia 30, começa nesta segunda-feira (13.06), na comunidade Vila Fragoso, no Fragoso, Região Politico Administrativa 03 da cidade. A ação vai envolver 460 pessoas, entre trabalhadores, técnicos e apenados do sistema prisional e receberá um aporte financeiro dos cofres municipais, em princípio, de R$500.000,00 (quinhentos mil reais), que antes seriam utilizados para montar a estrutura das festas juninas deste ano.

Apesar da atuação antecipada do Gabinete de Emergência, instalado dia 09 de maio deste ano, para dar mais celeridade às ações de preparação do município para enfrentar o inverno, a tempestade inesperada deixou um rastro de destruição na cidade.  No mesmo dia das chuvas intensas, o prefeito Junior Matuto decretou Situação de Emergência no município, com a proposta de agilizar as providencias necessárias para restabelecer a normalidade na cidade.

A Ajuda Cidadã vai envolver as secretarias que fazem parte do Gabinete de Emergência: Segurança Cidadã e Defesa Civil, Infraestrutura, Saúde, Serviços Públicos e Políticas Sociais, além do Gabinete do Prefeito. Cada uma das pastas está mobilizando um contingente de servidores para atuar nos bairros que sofreram mais prejuízos com as chuvas. O temporal alcançou 204 milímetros em apenas 12 horas – o esperado para quase dois meses –, deixando mais de 800 pessoas desalojadas temporariamente e mais de quatro mil famílias atingidas que perderam tudo.

Neste primeiro momento, as quatro comunidades mais atingidas, Vila Fragoso, no Fragoso, Vila da Chesf, em Torres Galvão, Vila dos Canos, em Jardim Paulista, e Meia Lua, em Paratibe, receberão este mutirão de ações que vai atuar durante toda a semana, uma semana em cada comunidade, realizando serviços de recuperação das ruas, limpeza de canais e canaletas, assistência social e em saúde, para diminuir os prejuízos causados pelas chuvas, inclusive com perda de moveis, roupas, eletrodomésticos e até documentos.

Cada órgão municipal envolvido terá um papel na operação. A Infraestrutura estará usando 02 escavadeiras, 02 retroescavadeiras, 06 caminhões caçamba, 02 carros pequenos, além de 70 trabalhadores, dos quais 60 são homens reeducandos do sistema prisional do Estado. A Saúde por sua vez, vai escalar 300 pessoas entre agentes Comunitários de Saúde, técnicos em Vigilância Sanitária e Ambiental, Agentes Comunitários de Endemias, entre outros, para orientação e controle das doenças provocadas pelo mosquito Aedes Aegypti, escorpiões, roedores, além de atendimento médico e cadastro do cartão SUS.

A Defesa Civil, por sua vez, vai atuar monitorando as áreas e ainda com ações educativas para proteção dos moradores de áreas de risco. A Assistência Social já atuou nestas comunidades, diagnosticando as necessidades das famílias e cadastrando os moradores para serem inseridos nos programas sociais. A assistência social, inclusive, desde o inicio está à frente de campanhas de arrecadação de donativos para as famílias atingidas.

SERVIÇO:

O quê – Início da Operação Ajuda Cidadã;

Quando – Nesta segunda (13.06).

Ponto de encontro – Secretaria de Infraestrutura (Avenida Brasil, s/n, Maranguape I, próximo ao Campo de Aviação da Família Lundgren), às 07h30.