PAULISTA > Notícias > Prefeitura debate projeto de Zona Azul no Centro do Paulista

Mobilidade/Trânsito | 03/06/2016

Prefeitura debate projeto de Zona Azul no Centro do Paulista

O projeto de estacionamento rotativo Zona Azul da Prefeitura do Paulista foi apresentado nesta sexta-feira (03.06) aos representantes do Conselho Municipal de Transportes, comerciantes, funcionários de agências bancárias, flanelinhas e vendedores ambulantes do Centro da cidade. A iniciativa está recebendo a colaboração de diversos segmentos para poder ser implantado na área comercial do município. A ideia é garantir mais mobilidade na região, viabilizando mais rotatividade as vagas existentes nas ruas do Centro.

Durante a reunião, gestores da Secretaria de Mobilidade e Transportes e técnicos da empresa responsável pela implantação do sistema apresentaram e tiraram dúvidas sobre o projeto. O prefeito Junior Matuto e o vice Jorge Carreiro também participaram do evento. A previsão é de que o Zona Azul passe a funcionar na cidade no mês de julho. A sinalização horizontal e vertical, que vai contemplar 17 vias do Centro, será instalada nos próximos dias. Antes da ativação do serviço, um trabalho educativo vai orientar os motoristas e clientes.

O Zona Azul do Paulista terá um diferencial das demais cidades pernambucanas que adotam o sistema de rodízio para estacionamento. O condutor vai poder sair de casa sabendo em que rua há vaga para estacionar. Para isso, será necessário acessar um site para obter a informação. E nas vias ocupadas, o motorista poderá consultar se algum carro estacionado está prestes a sair, já que o veículo só terá autorização para ficar no local no máximo duas horas.

A implantação do sistema rotativo vai gerar quase 600 vagas para carros e motos no Centro. O estacionamento exclusivo para idosos e pessoas com deficiência está assegurado no projeto, bem como a sinalização das vias para facilitar o acesso dos motoristas e clientes que frequentam a área comercial da cidade. A ação está sob a coordenação da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes.

CONSELHO DE TRANSPORTE – O colegiado possui representantes de vários setores, entre eles, gestores públicos, vereadores, usuários do transporte público, estudantes, profissionais do ramo (taxistas e kombeiros) e lojistas. Os integrantes do conselho se reúnem para trocar experiências e deliberar medidas em prol da população.