PAULISTA > Notícias > Prefeitura realiza força-tarefa para restabelecer serviços oferecidos à população

Segurança e Mobilidade | 31/05/2016

O Gabinete de Emergência montado pela Prefeitura do Paulista para enfrentar o inverno, começou na manhã desta terça-feira (31.05), a intensificar as ações no município. A força-tarefa conta com técnicos das secretarias de Segurança Cidadã e Defesa Civil, Serviços Públicos, Infraestrutura, Meio Ambiente, Educação e Saúde. O trabalho consiste no mapeamento das áreas alagadas, identificação das escolas e postos de saúde danificados, coleta de donativos e assistência aos cerca de 800 moradores desabrigados ou desalojados nessa segunda-feira (30).

As aulas na cidade serão retomadas nesta quarta-feira (1.º/06). Inclusive nas escolas Maria das Neves, em Jardim Paulista; Jaime Bold, na comunidade do Alto do Bigode, na Vila Torres Galvão; Agamenon Magalhães, no Sítio Fragoso, e na Frei Guido, no bairro da Mirueira. As quatro unidades serviram para acomodação das famílias que foram afetadas pelas chuvas.

Segundo o secretário de Educação, Carlos Ribeiro Júnior, os prédios da rede de ensino não sofreram danos graves. “Felizmente só aconteceram vazamentos nos tetos e já estamos adotando as medidas necessárias para equacionar o problema. Iremos montar também uma equipe para realizar a limpeza dos estabelecimentos de ensino”, garantiu. O grupo se reuniu, hoje, para estabelecer as providências emergenciais.

Nos 72 postos e policlínicas da cidade, o atendimento foi retomado nesta terça-feira (31). Ao mesmo tempo, um grupo de funcionários da Secretaria de Saúde iniciou uma vistoria para avaliar os estragos deixados pelas chuvas e definir soluções. Na Prontoclínica Torres Galvão (PTG), na área central da cidade, trabalhadores iniciaram a remoção dos entulhos do muro frontal, que caiu parcialmente em função da força das águas, para realizar a obra de recuperação.

A secretária da pasta, Fabiana Bernart, designou uma equipe para prestar assistência às famílias que tiveram seus imóveis afetados e estão ocupando as escolas. “É importante avaliarmos a situação dessas pessoas para medicá-las e evitar o surgimento de doenças decorrentes da água”, ressaltou.

Homens da Secretaria de Serviços Públicos estão removendo um aterramento irregular feito no canal da Avenida F, em Maranguape II. A obstrução do curso normal das águas provocou o alagamento de pelo menos quatro vias importantes do bairro durante as chuvas. Para resolver a questão, o prefeito Junior Matuto esteve no local monitorando a retirada da obstrução que afetou os moradores das avenidas A e B, além de quem residente nas ruas 20, 23 e 24.

A Secretaria de Segurança Cidadã e Defesa Civil permanece nas ruas vistoriando os pontos de risco, aplicando lonas nas barreiras e oferecendo apoio ao público que teve suas residências prejudicadas pelas chuvas nessa segunda-feira (30). Os chamados para as equipes da defesa civil podem ser feitos pelos telefones: 9090.9.8788.7822 (ligação a cobrar). Os contatos estão disponíveis 24h. A população ainda pode acionar o fone: 3371.7992, de segunda a sexta, no horário comercial. Tem ainda a Coordenadoria de Defesa Civil de PE (Codecipe), através dos números: 3181.2491/2490.

DONATIVOS – A prefeitura lançou uma campanha para arrecadação de donativos. Alimentos não perecíveis, água, roupas e colchões são bem-vindos. As pessoas podem realizar as doações no Centro de Formação de Professores Manoel Victor, que fica na Avenida Marechal Floriano Peixoto, s/n, no Centro. O atendimento é de segunda a sexta, das 8 às 17h.