PAULISTA > Notícias > Exército reforça combate ao Aedes aegypti em Paulista

Saúde | 25/01/2016

Exército reforça combate ao Aedes aegypti em Paulista

No Paulista, a partir desta segunda-feira (25.01), militares do 4° Batalhão da Polícia do Exército reforçam o mutirão de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e Zika vírus. A ação inédita no município acontece com 20 militares e 10 agentes de combate às endemias (ACEs).

O trabalho teve início nas comunidades de Enseadinha e Vila dos Pescadores, na orla do Janga, e  segue até a próxima sexta-feira (29.01). Durante a iniciativa, as equipes realizaram trabalho educativo e preventivo, com orientação à população. Os agentes de combate às Endemias (ACEs), visitaram casas e terrenos baldios, buscando eliminar possíveis focos do mosquito da dengue através da  aplicação do larvicida biológico.

De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde do município, Fábio Diogo, a ação começou na região das praias devido ao alto índice de notificações de casos de dengue.  “Aqui, os agentes encontram resistência para entrar nas residências. Existem muitas casas de veraneio e algumas fechadas. A Prefeitura está formalizando um projeto de lei para ser encaminhado para votação na Câmara de Vereadores, autorizando a entrada dos agentes nestas casas.  A população precisa entender que o trabalho preventivo tem que ser feito em parceria com a Gestão e os moradores”, ressaltou.

A dona de casa Éricka Cristina vem fazendo sua parte. Mãe de dois filhos, em casa, ela não deixa acumular água em baldes, potes e vasos. A cisterna é sempre fechada. “A ação da prefeitura é muito importante. Temos que nos prevenir contra esse mosquito”.

Além da parceria com o Exército, a prefeitura conta com 50 bombeiros civis para ajudar na luta contra o mosquito Aedes aegypti. Está disponível o aplicativo de celular “ Xô Aedes”, que permite à população identificar os focos do mosquito, enviar a informação para a prefeitura e acompanhar o trabalho de eliminação dos criadouros.  Em Pernambuco, Paulista é a primeira cidade a adotar o App. Os moradores também podem fazer suas denúncias através do telefone: 3437.4174.