PAULISTA > Notícias > Segue até sexta o prazo para realização das matrículas nas escolas do Paulista

Educação | 21/01/2016

Segue até sexta o prazo para realização das matrículas nas escolas do Paulista

O período para a realização das matrículas na rede municipal de ensino segue até esta sexta-feira (29.01). As aulas do ano letivo de 2016 começam no dia 3 de fevereiro. Atualmente, a rede local conta com aproximadamente 17.300 mil estudantes divididos em 61 escolas.

Para realizar a matrícula, os pais ou responsáveis dos alunos menores de 18 anos devem procurar a unidade de ensino em que o jovem deverá estudar portando a seguinte documentação: cópia da certidão de nascimento ou da RG, carteira de vacinação, cartão do SUS, comprovante de residência, duas fotos 3x4 recentes e documento de transferência da escola de origem (sem rasuras ou emendas). Os beneficiários do Programa Bolsa Família também deverão apresentar a cópia do cartão do NIS.

O atendimento nas escolas será das 8h às 17h, naquelas que funcionam em dois horários, e das 8h às 20h, nas unidades que atendem nos três turnos. Para o novo ano letivo, os pais ou responsáveis também deverão informar no ato da matrícula se o aluno possui restrições alimentares, como intolerância à lactose ou ao glúten, e se o mesmo apresenta quadro de subnutrição ou anemia. A proposta é de que a merenda oferecida durante o ano seja diferenciada para esses alunos.

O fardamento e os kits escolares serão entregues no início do ano letivo de 2016. O fardamento será composto por duas blusas em malha fria, duas calças (ou bermudas) e um calçado (tênis ou alpercatas). Já os kits são ofertados em três modalidades, dependendo da série dos alunos. Em geral são entregues caderno, lápis, borracha, régua, entre outros materiais escolares. Para tirar dúvidas à população pode ligar para o 3487.0920.

TRANSFERÊNCIA – Os alunos que já pertencem à rede municipal de ensino, mas pretendem mudar de escola, poderão solicitar sua transferência entre os dias 21 e 30 de dezembro na unidade onde já estudam. A mudança segue o mesmo padrão de atendimento realizado no ato da matrícula. Os estudantes que já fazem parte da rede tiveram suas matrículas renovadas automaticamente durante o mês de novembro.

ALUNOS DO EJA - Estudantes do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), que não possuírem comprovação anterior de escolaridade anterior, serão submetidos a um processo de avaliação nas escolas para verificar em que período (ano/fase) deverá efetuar a matrícula.