Por Cátia Oliveira
A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Saúde do município, realizou na manhã desta quarta-feira (4), mais uma ação do programa Consultório na Rua, na sede do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) Dona Aderita, espaço voltado ao atendimento e acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A ação, destinada a usuários e funcionários do Centro POP, equipamento vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas, Direitos Humanos e Juventude, visou reforçar a promoção dos serviços de saúde, a partir da prevenção e identificação de condições clínicas para tratamentos específicos por meio de encaminhamentos à rede municipal de saúde.
Na ocasião, os participantes puderam contar com testes rápidos para detecção de HIV, hepatites B e C, além de sífilis. Foram disponibilizadas, também, vacinas contra hepatite B, pneumonia, além da antitetânica.
Durante a atividade, a coordenadora do programa Consultório na Rua, Ana Maria Carvalho, ressaltou a importância do alcance da iniciativa. De acordo com ela, foram oferecidos importantes imunizantes ao público que está em situação de rua, para que pudessem se prevenir contra infecções respiratórias graves, tétano ou hepatites.
“Nosso objetivo é alcançar essa população que tem mais dificuldade de acessar os serviços de saúde. Então, uma ação conjunta do consultório na Rua com o Centro Pop pode oferecer muitos benefícios, inclusive o de identificar, por meio dos testes rápidos e sigilosos, pessoas vivendo com HIV, hepatites B e C, além de sífilis, quando será possível encaminhá-las para um tratamento adequado na rede de saúde do município”, explica.
Jeane Tercília da Silva, de 60 anos, uma das usuárias do centro POP, tomou três das vacinas ofertadas durante a ação e elogiou tanto a prestação de serviço como o atendimento da instituição. “Eu já passei por muitas casas de acolhimento, tanto em Jaboatão como no Recife. E, de todos os lugares por onde passei, achei o Centro Pop o melhor. Temos boas refeições, um ótimo acolhimento e atividades durante o dia”, destacou.
Para o coordenador do Centro POP, Widamison Vitorino, a ação vai facilitar também o encaminhamento de usuários do Centro para tratamento em comunidades terapêuticas, a partir das condições de saúde identificadas pelos testes rápidos.
“Essa ação vai ser fundamental para reunir usuários que desejam fazer tratamento contra a drogadição, que é dependência química pelo uso abusivo de substâncias psicoativas, pois os encaminhamentos são feitos após a avaliação do quadro geral de saúde dos usuários e os testes rápidos podem nos dar uma noção de como está o paciente”, ressalta o coordenador, salientando que muitos usuários do Centro já foram encaminhados para as residências terapêuticas, tanto em Pernambuco como fora do estado.
Fotos: Juan Marvin