Por Wagner Santos
A Secretaria da Mulher do Paulista participou, na manhã deste domingo (1º), da Princess Run, corrida promovida pelo Espaço Princess que reuniu dezenas de pessoas em uma mobilização voltada à saúde, ao bem-estar e à conscientização social. A ação contou com a presença da equipe da Secretaria, que realizou atividades educativas e orientações sobre o enfrentamento à violência contra a mulher.
A concentração, largada e chegada aconteceram em frente ao Espaço Princess, nas proximidades do giradouro que liga a PE-01 à PE-22, no bairro de Nossa Senhora da Conceição. O percurso da corrida foi de 5 quilômetros, seguindo até o final da PE-01, em Maria Farinha. Já os participantes que optaram pela caminhada realizaram o trajeto do ponto inicial até, retornando do viaduto em frente ao Veneza Water Park, também em Maria Farinha.
Idealizadora da iniciativa, Gerlane Araújo, de 47 anos, destacou que a Princess Run nasceu da preocupação com a saúde física e emocional das pessoas, especialmente diante de uma rotina cada vez mais marcada pelo uso excessivo da tecnologia.
“Essa ideia surgiu da preocupação com a saúde, que hoje está em alta, e também com a qualidade de vida das pessoas. Vivemos muito conectados às redes sociais e, muitas vezes, esquecemos de cuidar do corpo e da mente. A corrida é um convite para sair um pouco desse mundo virtual e investir em atividade física”, afirmou.
Gerlane também ressaltou que a ação marca o início de uma série de iniciativas com esse mesmo propósito. “O Espaço Princess sempre foi voltado à beleza, mas agora também se preocupa em ajudar as pessoas a se cuidarem de dentro para fora. Essa é a primeira corrida de muitas que ainda virão”, completou.
Representando a gestão municipal, a secretária executiva da Mulher, Fabrina Juliana, enfatizou a importância da presença da Secretaria da Mulher em eventos que promovem saúde, lazer e bem-estar, espaços estratégicos para o diálogo e a prevenção da violência de gênero.
“Enquanto Secretaria da Mulher e Prefeitura do Paulista, participar de eventos como esse é fundamental. São espaços onde estão homens e mulheres, e precisamos falar sobre a violência contra a mulher, que infelizmente ainda é uma realidade marcada pelo machismo estrutural”, pontuou.
Segundo Fabrina, essas ações permitem ampliar o acesso à informação e orientar a população sobre direitos e mecanismos de proteção. “Muitas pessoas ainda não conhecem a Lei Maria da Penha ou não conseguem identificar os sinais iniciais de um relacionamento abusivo. É nesses espaços de lazer e saúde que conseguimos atuar com mais êxito, fortalecendo a prevenção e o combate à violência contra a mulher no município”, destacou.
A secretária reforçou ainda que a Secretaria da Mulher segue de portas abertas para parcerias e atuações em eventos semelhantes. “A Secretaria da Mulher está atuante e disponível. Qualquer evento que trabalhe saúde, bem-estar e cidadania pode solicitar nossa equipe de prevenção. Estaremos presentes para reforçar que lugar de mulher é onde ela quiser, e que não é não”, concluiu.
Fotos: Juan Marvin / SEI